CGE conclui atualização de seu Planejamento Estratégico até 2022

O resultado do trabalho será apresentado para todos do órgão em data ainda a ser definida no início de setembro

 

Após iniciar em junho o processo de atualização de seu Planejamento Estratégico (PPA) para 2022, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) finalizou esta semana o trabalho de atualização. Realizado com o apoio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o processo de atualização do PPA aconteceu por videoconferência e envolveu os gestores e colaboradores do órgão, de forma participativa, oportunizando a contribuição de todos.

 

“Pensar estrategicamente o futuro de um órgão requer ouvir e discutir com uma equipe, com um conjunto de profissionais que represente minimamente toda a diversidade e variedade de pensamentos existente na instituição. Aí onde reside o grande mérito desse processo de construção do Planejamento, de como ele foi desenhado e desenvolvido. Essa construção foi realizada com a presença de representantes da gestão e representantes das áreas e de indicados pelos colegas de áreas”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Gestão da CGE, Paulo Roberto Nunes.

 

“Além disso, outro ponto a ser destacado foi a condução de forma remota, de todo o processo, de uma maneira inovadora na gestão pública com trabalhos dessa dimensão, e o total e irrestrito apoio que a gestão superior da CGE deu a esse processo”.

 

O orientador da Célula de Gestão por Processos da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge) e instrutor do processo, Ricardo Ribeiro, comentou sobre o trabalho realizado com a CGE. “Com as adequações na realização do processo para o formato de teletrabalho, considero que foi uma experiência muito exitosa. Conseguimos alcançar os objetivos na elaboração do planejamento, com a participação de todos, comprometidos em fazer e fazer bem feito”.

 

“O desafio que a CGE tem agora pela frente é bem maior e mais complexo. Após a elaboração e atualização do Planejamento, vem a parte de tornar realidade e transformar as ideias que foram sintetizadas e organizadas no documento em prática. Vai requerer um esforço muito grande e comprometimento de todos no êxito da implementação de todos os projetos que foram idealizados”, ressaltou Ricardo.

 

Participação e Construção Coletiva 

 

Contando com a participação de representantes de todas as áreas do órgão, a construção da atualização foi democrática e interativa.

 

 

Participando ativamente do processo de atualização, o coordenador da área de Correição da CGE, Antonio Paulo, explica como foi participar desse processo.  “O Planejamento foi um momento de convergência de ideias, de ajustes de rotas e da conscientização de novos desafios. Nesse trabalho coletivo, foi possível não só definir novos projetos, mas repensar o papel que a CGE pode desempenhar frente aos desafios que o futuro nos reserva”.

 

Atualmente contribuindo com a equipe da Coordenadoria de Transparência e Ética, o auditor Caio Petrônios falou sobre sua participação no Planejamento. “Foi importante para construir os novos rumos da CGE para o triênio 2020-2022, envolvendo servidores e colaboradores de forma integrada, participativa e democrática. A sua construção propiciou identificar os desafios e as possibilidades, de modo a orientar-nos na definição dos objetivos almejados pela CGE até 2022, tendo por foco disponibilizar informações a gestores para tomada de decisão e contribuir para a participação social. Agora o desafio é maior, pois precisamos pôr em prática os projetos e para isso faz-se necessária uma integração entre as diversas áreas da CGE e que os atores envolvidos possam realizar suas ações vinculadas ao estabelecido no planejamento”, ressaltou.

 

O resultado do trabalho será apresentado para todos do órgão em data ainda a ser definida no início de setembro.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br