CGE divulga dados da Transparência durante o ano de 2019

Responsável por gerenciar o Sistema de Acesso à Informação do Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou, na última quinta-feira (09), um balanço da implementação da Lei de Acesso à Informação no Ceará.  Este ano a legislação completará nove anos de implantação no Estado do Ceará

 

“Percebemos ao longo de 2019, que pela quantidade de interações da sociedade com a Plataforma Ceará Transparente, de fato, a transparência vem se consolidando no Estado do Ceará. Sabemos que existe um longo caminho a ser percorrido para mudança completa de cultura, onde os cidadãos tenham plena consciência de seus direitos e deveres, entretanto sentimos que estamos na rota certa”, fez questão de destacar o coordenador de Ética e Transparência da CGE, Matheus Borges.

 

Transparência passiva

 

Ao longo do último ano, o órgão registrou 33.361 demandas de transparência passiva, tendo entre os órgãos mais demandados, a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, o Departamento Estadual de Trânsito, a Secretaria da Fazenda, a CGE e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.  No total, as instituições mantiveram como prazo médio de respostas as demandas três dias.

 

Quanto aos assuntos mais buscados pelos cidadãos, foram registrados: orientações sobre a prestação dos serviços dos órgãos públicos, informações sobre legislações estaduais, concurso público/seleção, carteira nacional de habilitação, informação sobre servidor e carteira de motorista popular (CNH Popular).

 

Transparência ativa

 

Consolidado como a principal ferramenta de transparência ativa, o Ceará Transparente registrou no ano de 2019, pouco mais de 1,4 milhões de acessos, realizados por 822.473 usuários. No ranking das cidades que mais acessam a plataforma aparecem: Fortaleza, com 57,51%; Sobral, 2,85%; Juazeiro do Norte, com 2,79%; São Paulo, com 2,38%; e Caucaia, com 1,57%.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br