CGE-MG supera meta de implementação do Plano de Integridade do órgão

A Controladoria-Geral do Estado de MG (CGE-MG) superou em 16% a meta de implementação do Plano de Integridade (PI) prevista para 2020, segundo Relatório de Monitoramento do Plano de Integridade do órgão. O PI da CGE-MG é composto por 58 ações transversais e multidisciplinares, 33 delas consideradas concluídas pelo relatório.  

 

 

O Relatório de Monitoramento do Plano de Integridade é produzido a cada 3 meses pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles da CGE-MG (CGIRC), responsável pelo acompanhamento e monitoramento das ações do Plano.

 

Instituído pela Resolução CGE nº 10/2019 o CGIRC, formado por representantes de todos os setores da CGE-MG, reúne-se cerca de 1 vez por bimestre para monitorar a execução do Plano. Também nessas reuniões são discutidos temas e tomadas decisões que se encontram devidamente registrados em atas disponibilizadas no SEI.

 

“A implementação de parcela considerável do Plano de Integridade da CGE foi possível, principalmente, em virtude do comprometimento da alta gestão, que reforçou a importâncias das ações nos encontros do órgão, e pela atuação transversal e colaborativa do CGIRC, que monitora o desenvolvimento das atividades, com reuniões colegiadas e a elaboração de orientações para o cumprimento das ações”, disse Omar Abreu Bacha, chefe da Assessoria Estratégica e de Gestão de Riscos.

 

Do total de ações presentes no Plano de Integridade da CGE-MG, 34% foram classificadas como concluídas e 24% como contínuas – que, como o nome já revela, são ações perenes e, por esse motivo, consideradas concluídas desde que implementadas.

 

Relatório de Monitoramento do PI-CGE-MG: Status de implementação das ações 

 

“A equipe da CGE-MG é muito consciente dos benefícios que a implementação efetiva das ações do Plano de Integridade podem proporcionar à população que é, no fim das contas, o que nos motiva para executar um trabalho de excelência”, afirmou o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. “Estamos trabalhando para 100% de implementação ainda ao final de 2020”, concluiu.

 

A longa jornada da Controladoria-Geral de Minas Gerais pela Integridade Pública ganhou contornos mais concretos com a publicação, em maio de 2017, do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI).

 

Em seguida, a CGE-MG publicou dois volumes do Guia de Integridade Pública. “O primeiro volume é um guia mais teórico, referencial, muito rico em conceitos, noções, e traz um panorama sobre a integridade na Administração Pública. Já o segundo volume tem uma abordagem mais prática, mostra um caminho a ser percorrido na tentativa de facilitar o trabalho de implementação do plano”, explicou a subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Bleme.

 

Desde o lançamento do PMPI o Estado já publicou 8 Planos de Integridade e 10 estão em elaboração. A CGE-MG é parceira e está à disposição para auxiliar na implementação dos Planos de Integridade de sua instituição!

 

Relatório de Monitoramento do PI-CGE-MG: Quantidade de ações por eixo temático

 

Relatório de Monitoramento do PI-CGE-MG: Status das ações por eixo temático

 

Fonte:

Ully Guimarães Schreck (CGE)

Planejamento Estratégico da CGE-MG