CGE Minas oferece consultoria em IA-CM

Na última sexta-feira (14/02), os auditores da CGE/MG, Débora Severino e Ramon Diego de Carvalho, ofereceram consultoria para validação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) na CGE/MS, visando aperfeiçoar e direcionar no processo de implementação. A iniciativa é resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial (BIRD), firmada em 2015, que objetiva disseminar a metodologia nas controladorias do Brasil, fortalecer o Sistema de Controle Interno e garantir a efetividade dos trabalhos de auditoria, agregando valor ao serviço público.

 

“A CGE/MG começou a implementar o modelo IA-CM no ano de 2015. Em 2018, após publicação de resolução, a metodologia pôde ser aplicada de maneira mais sistemática e efetiva nos nossos trabalhos de auditoria”, afirmou Débora Severino.

 

Sobre o IA-CM

 

O IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector), desenvolvido em 2009, pelo Instituto dos Auditores Internas (IIA), sob coordenação do The Institute of Internal Auditors Foundation Research (IIARF) e apoio do Banco Mundial, é um modelo universal de avaliação de capacidade que possibilita a identificação dos elementos necessários para o estabelecimento de uma atividade de auditoria interna efetiva no setor público, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o seu desenvolvimento, em alinhamento às necessidades da organização e aos padrões profissionais aplicáveis à atividade de auditoria interna.

 

Fonte:

    
Ully Schreck

Assessora de Comunicação Social

Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais

Edifício Gerais – 12º Andar – Cidade Administrativa

www.cge.mg.gov.br

call (2) 39158901