CGE Presente visita escolas em Contagem e Pedro Leopoldo

A equipe de auditores do Projeto CGE Presente visitou mais quatro escolas, duas em Contagem e duas em Pedro Leopoldo. Todas foram definidas por meio de sorteio transmitido ao vivo nas redes sociais da Controladoria-Geral do Estado.

 

Nas duas cidades, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos, a equipe encontrou boas práticas de gestão. Em Contagem, visitaram as escolas estaduais Juventina Pinto Brandão, do diretor Carlos Eduardo Fiusa Morais, e Francisco Firmo de Matos, da diretora Maria Claret Caldeira Faria de Araújo.

 

Uma das boas práticas é a divulgação antecipada dos ingredientes utilizados em cada preparação da merenda no cardápio semanal. Assim, caso o aluno não goste de algum ingrediente, pode providenciar o lanche de casa. Para cobrir pichações, utilizou-se o grafite realizado pelos alunos nos muros. O ambiente ficou mais leve, alegre e evitou novas pichações.

 

Em Pedro Leopoldo, foi a vez das escolas estaduais Imaculada Conceição, do diretor Carlos Henrique Alves da Silva, e São José, da diretora Juçara Dias da Silva. Os auditores também viram pontos positivos na gestão das escolas, como o cardápio da merenda do mês enviado mensalmente por meio de bilhetes nas agendas, possibilitando que as famílias tomem conhecimento do planejamento alimentar das crianças.

 

Também se verificou que os produtos são especificados de forma detalhada no edital de compras para que as escolas adquiram gêneros alimentícios de boa qualidade. O auditor Carlos Humberto Ornelas destacou que “uma especificação detalhada, no edital de compra, é fundamental para garantir que os produtos comprados atendam às necessidades das escolas”.

 

As visitas foram feitas pelos auditores Dandara Pimenta e Carlos Humberto Ornelas, e também pelo auditor da SEE Alex Pinheiro de Freitas e o analista educacional da SEE Márcio Antônio Fonseca.

 

Fonte:

  Ully Schreck

  Assessora de Comunicação Social

  Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais

  Edifício Gerais – 12º Andar – Cidade Administrativa

  www.cge.mg.gov.br

  call (2) 39158901