CGE presta homenagem a todos os ouvidores do Estado

O Dia do Ouvidor é celebrado oficialmente no dia 16 de março em todo o país

 

Nesta terça-feira, 16 de março, Dia do Ouvidor, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) reconhece a importância do ouvidor e, por isso, homenageia todos os profissionais que se dedicam a auxiliar o cidadão no diálogo com o Estado e, principalmente, na garantia de cidadania e participação dentro da administração pública. A data foi escolhida devido à criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em 1995.

 

“Neste 16 de março, trago meus cumprimentos a estes profissionais que atuam fervorosamente na linha de frente da administração pública, constituindo o principal elo de comunicação entre o Estado e o sociedade, a Ouvidoria.” fez questão de parabenizar o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho.

 

A coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, também aproveita o momento para destacar a importância do trabalho desses profissionais. “Os ouvidores são essenciais para trazer para dentro do órgão a visão e a percepção do cidadão, intermediando quando necessário e proporcionando uma relação entre o órgão e o cidadão mais próxima.”

 

Rede de Ouvidorias

 

O Governo do Estado do Ceará conta hoje com uma Rede de Ouvidorias composta por 62 Ouvidores Setoriais, distribuídos nos órgãos e entidades do Estado, a quem cabe atuar na apuração e resposta das manifestações apresentadas pelo cidadão. A Rede é pautada nos princípios da horizontalidade e descentralização dos processos, exercendo a função de intermediação dos cidadãos junto às instituições em que atuam, viabilizando um efetivo canal de comunicação.

 

Há 13 anos como ouvidora da Secretaria de Educação (Seduc), a professora Iranir Loiola, destaca o papel do ouvidor no serviço público. “É a partir da natureza do outro que a Ouvidoria exerce o seu trabalho, ou seja, a voz do outro, seja público interno ou externo, constitui o campo de atuação da Ouvidoria. E, nele se dá o processo dialógico em que a função do(a) ouvidor(a) é o transitar entre e para o outro e a nós mesmos”.

 

Já o responsável pela Ouvidoria da Polícia Civil do Estado, o delegado Jerffison da Silva, que atua há pouco mais de um ano no cargo de ouvidor, frisa a importância da função. “As Ouvidorias Públicas, no contexto social atual, representam, de forma imparcial, o cidadão destinatário do serviço público, tendo o Ouvidor papel fundamental nesse processo, pois além de fomentar a participação dos usuários, deve, por meio das manifestações recebidas, atuar no órgão buscando o aprimoramento da gestão e das políticas públicas”.

 

A Rede de Ouvidorias dispõe ainda de uma sub-rede interna regulamentada da Secretaria da Saúde – Sesa, com 73 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (integrantes da estrutura organizacional da Sesa), nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br