CGE realizará auditorias em 10 órgãos e entidades estaduais

As atividades para o exercício de 2020 terão foco na realização de auditorias que contribuirão para o aperfeiçoamento de áreas relevantes e com alto impacto no governo e na sociedade.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) divulga, nesta segunda-feira (09), o Plano Anual de Auditoria Interna para o ano de 2020. O Plano é a formalização do planejamento das atividades de auditoria interna realizadas pelo órgão nas demais secretarias e entidades estaduais. Ao todo, serão desenvolvidos trabalhos em 10 setoriais do Estado, selecionadas por critérios de relevância e risco.

 

“O Plano para o exercício de 2020 priorizou a realização de auditorias em áreas importantes para o governo e para a sociedade, construído com metodologia moderna, considerando variáveis de riscos, aumentando assim o grau de oportunidades da CGE de contribuir para o alcance dos objetivos do Estado, por meio das nossas orientações e recomendações para melhoria dos processos organizacionais”, destacou o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

 

Ao todo, as auditorias serão realizadas em três categorias distintas de atuação da CGE: Auditoria de Desempenho, Regularidade e Obras Públicas.

 

A metodologia utilizada pela CGE, baseada em fatores de risco, consistiu na elaboração de um índice, denominado Índice de Controle, que uniformizou informações quantitativas e qualitativas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, considerando os critérios de materialidade, relevância, risco e oportunidade.

 

Segundo a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, entre estes critérios são considerados aspectos como execução orçamentária, manifestações de ouvidoria, participação em programas prioritários do governo, trilhas de auditoria, dentre outros. “Assim, com base na força de trabalho dos auditores da Coordenadoria, e no Índice de Controle definido pela metodologia, foram selecionados órgãos e entidades para a realização de auditorias durante o exercício de 2020”.

 

No âmbito da Coordenadoria de Auditoria Interna serão realizadas, ainda, atividades como assessoramento e suporte às Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria, auditorias remanescentes de exercícios anteriores, elaboração de trilhas de auditoria e monitoramento dos Planos de Ação decorrentes das auditorias realizadas.

 

O Plano Anual de Auditoria Interna contribui para o fortalecimento do sistema de controle interno e promoção de trabalhos efetivos de auditoria interna, objetivando agregar valor à gestão e melhorar a atuação dos órgãos e entidades. A elaboração do Plano foi desenvolvida pela equipe de auditores: Emiliana Leite Filgueiras, Ernani Lima Fernandes, José Henrique Calenzo Costa e Kassyo Modesto da Silva, representando as áreas de atuação da Coordenadoria de Auditoria Interna, tais como da célula de regularidade, de desempenho e de obras públicas e serviços de engenharia, sob orientação do auditor de controle interno Wescley Soares Silva e coordenação da auditoria de controle interno Ana Luiza Felinto Cruz.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br