CGE RJ promove evento online sobre o novo Método Multicritério Ordinal

O novo Método Multicritério Ordinal, chamado SAPEVO-M, é uma nova versão do método original SAPEVO. Agora, ele possibilita a utilização de múltiplos decisores, além de ter introduzido um processo de normalização das matrizes de avaliação, que incrementou a sua consistência axiomática. O método foi publicado na Revista Pesquisa Operacional e já conta com dezenas de aplicações em problemas complexos de nível operacional, tático e estratégico.

 

Pensando nesse método como uma importante ferramenta de tomada de decisões, o Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da CGE RJ promove seu próximo evento online.

 

A palestra Método Multicritério Ordinal “Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors with Multi Decision Makers (SAPEVO-M)” acontece no dia 02/09 de 09:30 ao meio-dia.

 

O Palestrante da vez é Marcos Santos, Pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo ITA. Ele é Doutor em Sistemas, Apoio à Decisão e Logística pela UFF e Mestre em Pesquisa Operacional pela COPPE UFRJ. Marcos Santos também é Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Computação do IME e Professor do curso de Data Science e Analytics da USP. Ele é membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

 

Aberta ao público em geral, a palestra online vai apresentar as possibilidades de aplicação do método Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors with Multi Decision Makers (SAPEVO-M) em processos decisórios de baixa, média e alta complexidade para problemas reais da sociedade. Além disso, também será apresentado o sistema SAPEVO-Web, plataforma aberta, desenvolvida no Instituto Militar de Engenharia (IME), que realiza todo os cálculos do método SAPEVO-M de maneira rápida, simples e intuitiva.

 

Para se inscrever, acesse: https://doity.com.br/ciclo-de-estudos-de-inteligencia–metodo-multicriterio-ordinal-simple-aggregation-of-preferences-exp

 

Não se esqueça: os certificados só serão emitidos pela CGE RJ mediante a inscrição pelo link acima e registro de presença através de formulário que vai ser disponibilizado no chat do YouTube.

 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCCE389apVzIDcWHDFDRi4PQ?reload=9

 

Participe e fique por dentro das novidades que a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) sempre traz para você!

 

Fonte:

CGE RJ