CGE RJ promove evento para a população sobre ‘Problemas Complexos: Como Sobreviver ao Século XXI?’

 A Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), em parceria com as secretarias de Estado da Casa Civil e Governança e Ciência, Tecnologia e Inovação, promove, nesta quinta-feira (17/10),  o Seminário ‘Problemas Complexos como Sobreviver ao Século XXI?’. A capacitação tem como objetivo repassar conhecimentos sobre os processos, as ferramentas e os métodos usados na resolução de problemas complexos. O evento será realizado no auditório do Ministério Público do Estado, das 14h às 18h, e é aberto ao público em geral. Interessados devem se inscrever pelo site: https://bit.ly/319gqK1 . Também será possível acompanhar pela internet e o link para o acesso será disponibilizado nas redes sociais da CGE RJ (@cgerj) meia hora antes do evento. 

 

Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades mais demandadas pelos empregadores deve mudar. A era da robótica avançada, a automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática, entre outros fatores, terão impacto direto no mercado de trabalho, no surgimento ou desaparecimento de profissões. Com isso, os profissionais devem buscar capacitações em competências que serão cada vez mais valorizadas, como a ‘Resolução de problemas complexos’, tema do seminário da CGE RJ e que, ainda de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, deverá ser exigida por 36% das atividades em todos os setores da economia nos próximos quatro anos.

 

Confira a programação completa do seminário:

14h- Cerimônia de Abertura

14h30 – Palestra ‘Decisões inteligentes: estruturando problemas complexos’

Bernardo Barbosa – Controlador-geral do Estado

Carlos Eduardo Pires Albuquerque – Assessor Especial de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da Controladoria Geral do Estado

15h30 – Palestra ‘Perspectivas e desafios para inovação no Governo do Estado do Rio de Janeiro’

Ana Paula Vasconcellos da Silva – Coordenadora de Projetos Estruturantes e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e servidora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)

Vivian Vicentini Kuss – Superintendente de Desenvolvimento Científico na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI)

 16h50 – Palestra ‘Resolução de problemas complexos: uma nova mentalidade para uma nova governança’

Enzo Mayer Tessarolo, Assessor-Chefe Assessor Criativo  do Laboratório de Aceleração de Eficiência Pública, da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança (LAEP) 

Artur Kjá – Assessor Criativo  do Laboratório de Aceleração de Eficiência Pública, da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança (LAEP)

 17h50 – Encerramento