CGE Tocantins disponibiliza 422 certificados a servidores que participaram de cursos promovidos pelo órgão

A certificação é promovida por meio da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), através de parceria firmada entre CGE e Secad

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) informa que estão disponíveis os certificados dos cursos realizados pelo órgão entre agosto de 2019 e janeiro de 2020. A certificação ocorre pela Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), mediante parceria firmada no primeiro semestre deste ano com a Secretaria da Administração (Secad). A certificação contempla 422 servidores do Governo do Tocantins e da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), que participaram das capacitações naquele período.  

 

Os cursos foram realizados pela equipe da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno (Sugaci) da CGE-TO. “A parceria com a Unicet facilita muito o serviço de certificação dos participantes dos cursos. Com isso, é possível ampliar o acesso dos agentes públicos a um importante instrumento para comprovar suas qualificações e progredirem em suas carreiras”, observa o superintendente da Sugaci, Benedito Martiniano da Costa Neto.

 

As capacitações foram ministradas no auditório da CGE contemplando as seguintes  áreas: Tomada de Contas Especial; Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos; Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico de Serviços de Engenharia; Licitação e Contratação de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana; Prestação de Contas Anual dos Ordenadores de Despesas do Poder Executivo Estadual; Responsabilização de Agentes Públicos por Procedimentos de Reconhecimento de Despesas sem Prévio Empenho e Cobertura Contratual.

 

Parceria

 

 
Além de promover a certificação dos agentes públicos, a parceria entre a CGE-TO e a Secad/Unicet visa estabelecer cooperação técnica e acadêmica para o desenvolvimento de atividades de capacitação continuada de servidores públicos do Poder Executivo Estadual.  Como exemplo, temos os cursos de sindicância investigativa e de gestão e fiscalização de contratos no âmbito da Administração Pública, realizados em junho e julho deste ano. As capacitações ocorreram em ambiente virtual de aprendizagem com certificação imediata.

 
 

“Essa cooperação entre Controladoria e Secad, aprimora o cumprimento da nossa missão institucional de promover ações de capacitação técnica e treinamento. Com isso, também proporcionamos o intercâmbio de experiências entre agentes públicos dentro das suas áreas de interesse”, ressalta Senivan Almeida de Arruda, secretário-chefe da CGE.

 
Como acessar o certificado

 

Os cursos e turmas para emissão dos certificados estão disponíveis na plataforma da Unicet pelo endereço http://unicet.to.gov.br/. Para visualizar e imprimir o documento, o servidor deverá acessar a plataforma utilizando o CPF (sem ponto e sem hífen) na identificação do usuário e no campo de senha. Caso não tenha cadastro na plataforma, este deverá encaminhar um e-mail para unicet@secad.to.gov.br com os seguintes dados: CPF, nome, e-mail, cidade, telefone, órgão, lotação e matrícula (número funcional).

 

Após o acesso, o servidor deverá selecionar a categoria “CGE” e depois “Certificações”, onde identificará o curso do qual participou. Em alguns casos deverá ser observada a data para identificação da turma. No total são 12 cursos/turmas.

 

Após a identificação do curso/turma o servidor deverá clicar para abrir o curso selecionado. A tela de inscrição do curso abrirá, onde deverá informar a “chave de inscrição” previamente repassada. Após a inserção da chave a tela para emissão do certificado será liberada.

 

O certificado ficará disponível para impressão e para salvar, a critério do servidor. O conteúdo programático está no verso do certificado juntamente com o QRCode, que permite a verificação de autenticidade. O certificado ficará disponível na plataforma e o usuário poderá acessar sempre que necessário. Dúvidas ou mais esclarecimentos por meio do e-mail: planejacge@controladoria.to.gov.br ou do telefone 3218-2475.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br 

63 3218-2434 / 63 98416-9057
 
Valdenice Rodrigues
Jornalista 
DRT 120/TO    
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)

Gabriela Glória 
Jornalista 
DRT 590/TO