Com apoio da Controladoria, Agência de Tecnologia da Informação treina servidores para implantação do Portal de Serviços ao Usuário do Governo do Tocantins

26 de Novembro de 2019 ← ver outras

A nova ferramenta reunirá todos os serviços ofertados pelo Governo numa única plataforma baseada na Carta de Serviços ao Usuário.

 

O Governo do Tocantins prepara para breve o lançamento do Portal de Serviços ao Usuário. A ferramenta reunirá todas as ações ofertadas ao cidadão pelo Poder Executivo Estadual numa única plataforma, baseada na Carta de Serviços ao Usuário. Para isso, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), juntamente com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), promoveu na última semana – dias 18 e 19 de novembro -, treinamento dos servidores que atuarão na alimentação do novo portal.

 

 

Foram treinados 39 pessoas de 17 órgãos e entidades do Governo Estadual. Além de participar da capacitação, no momento, estes também  realizam o mapeamento de todos os serviços de cada setor de atendimento ao usuário final, dentro das respectivas pastas.

 

A Controladoria-Geral do Estado colaborou por meio das informações relativas à Carta de Serviços ao Usuário, da qual é responsável pela orientação normativa e metodológica, desde a sua elaboração e publicação, e posterior monitoramento, avaliação e atualização. Prestaram as informações, a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira e o gerente de Transparência e Controle Social, Lucas Sousa Luz.        

         

Segundo o superintendente de Sistemas da Informação da ATI, Marinaldo Santos, um dos grandes benefícios do Portal de Serviços é a facilidade que vai trazer ao usuário para localizar as informações. “A partir do portal estarão catalogados todos os serviços ofertados pelos órgãos e entidades do Governo, portanto, por um único canal vai ser possível obter as informações necessárias para a tomada do processo que o usuário pesquisa, tornando o atendimento mais ágil, mais fácil e com maior transparência da informação”, informou.

 

Na nova plataforma, cada órgão e entidade continuará a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão. Na barra de pesquisa da ferramenta, o usuário terá alcance a todas as atividades disponibilizadas pelo Governo ao cidadão.

 

Carta de Serviço ao Usuário        

                                       

A Carta de Serviços ao Usuário, na qual está baseado o portal, tem por objetivo informar quais são os serviços prestados, as pastas responsáveis por cada um deles, as formas de acesso aos mesmos, bem como os padrões de qualidade no atendimento.

 

A regulamentação estadual da carta está no Decreto Estadual nº 5.919/2019, que regulamenta a Lei Federal nº 13.460/2017.

 

O decreto dispõe que as pastas que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar, divulgar e atualizar periodicamente a sua respectiva Carta de Serviços ao Usuário.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

ascom@controladoria.to.gov.br     

www.cge.to.gov.br 

63 3218-2434 / 63 98416-9057



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018