Com apoio da Controladoria, Agência de Tecnologia da Informação treina servidores para implantação do Portal de Serviços ao Usuário do Governo do Tocantins

A nova ferramenta reunirá todos os serviços ofertados pelo Governo numa única plataforma baseada na Carta de Serviços ao Usuário.

 

O Governo do Tocantins prepara para breve o lançamento do Portal de Serviços ao Usuário. A ferramenta reunirá todas as ações ofertadas ao cidadão pelo Poder Executivo Estadual numa única plataforma, baseada na Carta de Serviços ao Usuário. Para isso, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), juntamente com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), promoveu na última semana – dias 18 e 19 de novembro -, treinamento dos servidores que atuarão na alimentação do novo portal.

 

 

Foram treinados 39 pessoas de 17 órgãos e entidades do Governo Estadual. Além de participar da capacitação, no momento, estes também  realizam o mapeamento de todos os serviços de cada setor de atendimento ao usuário final, dentro das respectivas pastas.

 

A Controladoria-Geral do Estado colaborou por meio das informações relativas à Carta de Serviços ao Usuário, da qual é responsável pela orientação normativa e metodológica, desde a sua elaboração e publicação, e posterior monitoramento, avaliação e atualização. Prestaram as informações, a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira e o gerente de Transparência e Controle Social, Lucas Sousa Luz.        

         

Segundo o superintendente de Sistemas da Informação da ATI, Marinaldo Santos, um dos grandes benefícios do Portal de Serviços é a facilidade que vai trazer ao usuário para localizar as informações. “A partir do portal estarão catalogados todos os serviços ofertados pelos órgãos e entidades do Governo, portanto, por um único canal vai ser possível obter as informações necessárias para a tomada do processo que o usuário pesquisa, tornando o atendimento mais ágil, mais fácil e com maior transparência da informação”, informou.

 

Na nova plataforma, cada órgão e entidade continuará a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão. Na barra de pesquisa da ferramenta, o usuário terá alcance a todas as atividades disponibilizadas pelo Governo ao cidadão.

 

Carta de Serviço ao Usuário        

                                       

A Carta de Serviços ao Usuário, na qual está baseado o portal, tem por objetivo informar quais são os serviços prestados, as pastas responsáveis por cada um deles, as formas de acesso aos mesmos, bem como os padrões de qualidade no atendimento.

 

A regulamentação estadual da carta está no Decreto Estadual nº 5.919/2019, que regulamenta a Lei Federal nº 13.460/2017.

 

O decreto dispõe que as pastas que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar, divulgar e atualizar periodicamente a sua respectiva Carta de Serviços ao Usuário.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

ascom@controladoria.to.gov.br     

www.cge.to.gov.br 

63 3218-2434 / 63 98416-9057