Conaci apoia CGU no projeto “Painel de Desempenho da Vacinação contra Covid-19”

O Conselho Nacional de Controle Interno, Conaci, promoveu ontem, 28, uma reunião virtual com seus membros, para a Controladoria-Geral da União, CGU, apresentar o projeto “Painel de Desempenho da Vacinação contra Covid-19”. O intuito é  aperfeiçoar o ritmo de vacinação pelos gestores locais e envolver as controladorias gerais dos estados e dos municípios, integrando os trabalhos de controle de vacinação atualmente em desenvolvimento no país.

O objetivo do Painel é subsidiar a identificação de localidades com possíveis problemas de gestão ou de estrutura na aplicação das vacinas contra Covid-19, tais como:

•          Desigualdades na cobertura vacinal;

•          Aplicação diária abaixo da capacidade instalada do município;

•          Profissionais de saúde em número ou carga horária insuficientes;

•          Locais de vacinação em número ou horário de vacinação insuficientes;

•          Desabastecimento de insumos para vacinação, tais como seringas e agulhas;

•          Subnotificação ou inconsistências nos sistemas oficiais do SUS;

•          Desvios fraudulentos de doses.

 

Para o diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública, José Paulo Julieti Barbieri, que coordena os trabalhos, o Painel representa eficiência para imunização. "O projeto é um avanço na apresentação dos dados de vacinação, agregando informações estratégicas à gestão e, com subsídios para aprimoramentos no ritmo de vacinação de todos os entes", relata.

A CGU ressalta que o painel é de uso restrito e suas informações devem ser utilizadas exclusivamente para direcionar avaliações ou apurações específicas. Os órgãos membros do Conaci que quiserem acesso ao painel deverão enviar um e-mail para conaci@conaci.org, com o nome e o e-mail institucional do servidor para o qual deve ser concedido o acesso.