Conaci apoia o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção promovido pelo TCU e pela CGU

Voltado aos gestores públicos de todo o País, o Programa disponibiliza ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e prevenção à corrupção

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) vai apoiar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), no próximo dia 20, às 10h. O presidente do Conselho, Leonardo Ferraz, vai participar da abertura do evento.  

 

Considerada um dos problemas mais crônicos da sociedade brasileira, a corrupção vem trazendo sérias consequências sociais e econômicas ao País ao longo dos anos. Para apoiar as organizações públicas brasileiras a enfrentar a corrupção, será lançado, no próximo dia 20/5, às 10h, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que pretende levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma Administração Pública com elevados padrões de integridade.

 

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três Poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. 

 

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade. 

 

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção. 

 

DIRETRIZES DO PNPC 

•    Fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas 

•    Induzir a melhoria do perfil dos gestores públicos. 

•    Manter sob controle a corrupção no País 

Público-alvo 

 

Gestores, controladores e demais colaboradores das mais de 18 mil organizações públicas cadastradas em todo o Brasil.

O evento de lançamento é aberto ao público. 

 

Incresva-se: https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=706144:106:9885073126040::NO:106:P106_COD:202775 .

 
A transmissão será feita pelo canal do Youtube (botão assista ao evento link: https://youtu.be/1mhBbN5rpRE

 

Saiba mais em www.rededecontrole.gov.br

 

Serviço:
Quando: 20/5, às 10h

Inscrições:  https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=706144:106:9885073126040::NO:106:P106_COD:202775

Onde: No Youtube, acessível pelo link https://youtu.be/1mhBbN5rpRE .

 

*Com informações do TCU