Conaci institui Comissão Científica para fomento à pesquisa e estímulo às boas práticas

A Comissão buscará a inovação e fomentará pesquisas com o objetivo de aperfeiçoar o controle interno no Brasil

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) aprovou na última reunião técnica da casa, realizada em Vitória/ES, no dia 12 de março, a Resolução Conaci n° 003/2020, que institui a sua Comissão Cientifica. Formada por sete membros, sendo quatro titulares de órgãos membros filiados ao Conaci, com titulação magna, e mais três com conhecimento nas áreas que competem à instituição. 

 

Integram a Comissão: o presidente do Conselho, Leonardo Ferraz; o controlador-geral do município de São Paulo, Gustavo Ungaro; a secretária-chefe da controladoria e ouvidoria-geral de Fortaleza, Luciana Lobo; e o controlador-geral do estado de Santa Catarina, Luiz Felipe Ferreira. Os outros três membros serão escolhidos pela presidência do Conselho, dentre cidadãos com cidadãos com notórios conhecimentos em áreas afetas à atuação do Conaci,

 

A Comissão Científica vai ser responsável por efetivar ações de premiações de artigos, monografias, formulação e revisão de enunciados e de boas práticas em matéria de Controle Interno, além de outros serviços que possam contribuir com ações relacionadas ao controle e suas macrofunções no Brasil. Ferraz explica a sua função “a comissão tem por finalidade analisar, avaliar e julgar as matérias submetidas ao seu crivo, segundo critérios que serão estabelecidos nos editais específicos”, contextualiza.

 

Uma das juradas da comissão, a secretária-chefe de controladoria e ouvidoria-geral de Fortaleza, Luciana Lobo, salienta como ações acadêmicas são importantes para aprimorar o controle e disseminar conhecimento na área, além da disponibilidade dos melhores materiais escolhidos para apreciação de pessoas que atuam no Controle Interno. “É uma maneira não só de haver um fomento ao estudo do Controle Interno, como também uma maior disseminação dos posicionamentos que o Conaci entende serem os mais adequados à prática do Controle Interno no Brasil”, garante.

 

A comissão científica poderá autorizar ainda a criação de um Comitê Consultivo, com até sete integrantes, que terão o compromisso de emitir pareceres sobre matérias sujeitas à apreciação do Conselho, substituir membros da Comissão Científica e compor Comissão Temporária Especial.