Conaci participa de evento da ACFE sobre o combate às fraudes e corrupção

O encontro da associação visa reunir especialistas na área para discutir como o controle interno e o compliance contribuem para diminuir fraudes nas empresas e prefeituras.

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, participa, nesta segunda-feira, dia 18, do evento da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners), em Belo Horizonte. O evento faz parte de uma série promovida  pelo Capítulo Brasil da ACFE, em 2019. Ferraz debateu no painel “Avanços nas políticas Anticorrupção no estado de Minas Gerais”, ao lado do representante da Prática Forense da KPMG, instituição especializada em consultoria, Raphael Soré, além do superintendente da Controladoria-Geral da União, Breno Cerqueira e o secretário de estado de controle e transparência do Espírito Santo e membro titular do Conaci, Edmar Camata.

O evento realizado em São Paulo contou ainda com a participação do controlador-geral do município de São Paulo e membro do Conaci, Gustavo Ungaro.

O evento debate assuntos como as políticas anticorrupção, o combate à corrupção na iniciativa privada e a importância de uma investigação bem conduzida. As inscrições foram gratuitas para todos os interessados em aprender e/ou contribuir com a comunidade da ACFE. A participação de autoridades em controle interno, transparência, auditoria e compliance, para dialogar sobre os temas propostos, contribui para conscientização da iniciativa privada e alinhamento das posturas mediante a possíveis fraudes.

“Essas iniciativas demonstram que para a obtenção de resultados efetivos na prevenção e no combate da corrupção é fundamental uma ação articulada entre o Poder público e a iniciativa privada, uma vez que, é uma questão que afeta indistintamente ambas as esferas. Nesse contexto é salutar a promoção de eventos que tragam as experiências e principais dificuldades dos atores envolvidos para que, a partir de um debate conjunto, possam ser encaminhadas propostas comuns de enfrentamento da questão”, afirma Ferraz.

Sobre a ACFE

 

A ACFE é a maior organização anti-fraude do mundo e a principal provedora de treinamentos anti-fraude.

O grupo de gestão do Capitulo Brasil da ACFE é formado por executivos com vasta experiência técnica e práticas nos mais diversos assuntos relacionados à Compliance, Anticorrupção, Investigação de Fraudes e temas relacionados.

No dia de hoje, a associação reuniu pessoas interessadas em entender mais sobre as políticas anticorrupção com especialistas na área e como fazer para aplicá-las.