Conaci participa de evento técnico sobre auditoria e controle interno, promovido pelo Banco Mundial, na Rússia

O encontro tem como um dos objetivos explorar o papel da auditoria interna no combate à fraude e à corrupção, reunindo representantes de várias partes do mundo para o compartilhamento de boas práticas. 

 

O evento do PEMPAL (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning) acontece nos dias 28 a 31 de outubro na cidade de Sochi, Rússia. A IACOP (Internal Audit Community of Practice),  um dos braço do PEMPAL, promove diversas atividades para os participantes do evento. A rede PEMPAL representa um esforço multilateral para desenvolver e compartilhar experiências entre países da Europa Central e Oriental e da Ásia Central. A iniciativa, incialmente conceituada em 2005 pelo Banco Mundial, tem como principal objetivo promover uma gestão eficiente, eficaz e transparente das finanças públicas. 

 

“Atualmente, o Conaci e o Banco Mundial desenvolvem uma parceria com ganhos reais para ambas as partes. De um lado, o Conaci consegue apoio do banco para desenvolvimento de suas ações estratégicas, bem como faculta o assento do Conselho em fóruns de discussão de relevância mundial, como o PEMPAL/IACOP. De outro, o BIRD tem no Conaci um meio institucional de divulgar e implementar boas práticas de controle como forma de assegurar uma melhor gestão dos recursos públicos, a exemplo do modelo IA-CM.” diz o presidente do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), Leonardo Ferraz. Ferraz participa do evento e vai aplicar as práticas de controle vivenciadas para garantir melhores estratégias para aprimorar as atividades de Controle Interno no Brasil. 
  

 

O PEMPAL congrega 23 países que são membros permanentes e ainda convida alguns outros, como Brasil, África do Sul, Bélgica, etc. O Brasil é representado no Fórum pelo Conaci. Luciana Lobo, Secretária-Chefe da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Município de Fortaleza (CGM-Fortaleza), órgão filiado ao Conaci, que está participando do evento diz, “o próprio lema da instituição ‘improvement through sharing’ (melhoria por meio do compartilhamento) diz muito sobre o modelo de trabalho conduzido por eles”.

 

A missão da comunidade é apoiar os países membros na implantação e no estabelecimento de modernos e efetivos sistemas de auditoria interna, que atendam aos padrões e melhores práticas internacionais, sendo importante para a boa governança e para a prestação de contas no setor público. 

 

Segundo Luciana Lobo, o evento dá enfoque nas questões de auditoria e controle interno, os quais, na Europa, são direcionados para a qualidade do gasto dos recursos públicos. “Nesse sentido, o Conaci, está no caminho certo, visto, por exemplo, o tema central do nosso último Encontro Nacional (controle interno como instrumento de aperfeiçoamento da governança)”. 

 

Sobre o evento

Os objetivos do encontro são explorar e compartilhar as melhores práticas de auditoria interna, discutindo o seu papel na detecção de fraudes e no combate à corrupção, além de receber insights do desenvolvimento da auditoria interna do país sede, a Federação Russa. 

 

Inteligência artificial e seus impactos na atividade de auditoria, além da necessidade de um olhar maior para a cyber security (no caso do Brasil ainda com a questão da LGPD) considerando que a TI como futuro da auditoria, bem como, a questão das recomendações no relatório de auditoria e seu follow up foram alguns temas abordados.