Conaci participa de Fórum Nacional de Controle e agendas com Banco Mundial, CGU e Serpro

Durante dois dias, representantes do Conaci estiveram em Brasília para discutir temas importantes voltados ao Controle Interno.

 

A diretoria do Conselho Nacional de Controle Interno, Conaci, composta pelo presidente da instituição, Leonardo Ferraz, e pelos 1° e 2° vice-presidentes, Luis Augusto Rocha, e Carlos Eduardo Girão, juntamente com a secretária-executiva, Renata Rezende, participaram de compromissos importantes para o Controle Interno, em Brásila, ontem, 3, e hoje, 4 de novembro. As agendas administrativas e participação na 5ª edição do Fórum Nacional de Controle fizeram parte do compromisso do Conselho em aprimorar, cada vez mais, as ações de controle interno para o país. 

 

Na manhã de ontem, 3, a presidência esteve reunida com o Ministro da Controladoria-Geral da União, CGU, Wagner de Campos Rosario e com o Secretário federal de Controle Interno, Antônio Carlos Leonel. Foram tratados temas durante a reunião, como o desenvolvimento do sistema E-Aud para estados e municípios e estratégias para o fortalecimento do Controle interno no Brasil. O ministro Rosário foi convidado a proferir palestra sobre o tema durante a 40ª Reunião Técnica do Conaci, RTC, no próximo mês. Além dos assuntos tratados, os dirigentes do órgão fizeram questão de agradecer e fortalecer a parceria constante. O presidente Leonardo exaltou o estreito laço com a Controladoria. “Durante todo nosso mandato, muitas das entregas da Gestão não seriam possíveis sem a fundamental parceria com a CGU, motivo da nossa visita ao ministro Wagner, para agradecimento e fortalecimento dos laços entre as instituições”.

 

Na parte da tarde, Ferraz, Rocha, Girão e Rezende se reuniram com os representantes do Banco Mundial, Susana Amaral, especialista sênior em Gerenciamento Financeiro, e com o especialista sênior em Governança, Daniel Ortega, além do secretário federal de controle adjunto da CGU, Gustavo Chaves. Durante a reunião, o Banco Mundial comunicou a aprovação e o desenvolvimento da segunda etapa do Diagnóstico Nacional de Controle Interno, com a avaliação dos municípios brasileiros, em parceria com o Conaci. A previsão de conclusão do projeto é maio de 2022 e será fundamental para a terceira e última etapa, que será a definição de proposição de uma estruturação mínima dos órgãos de controle interno no país, consideradas os resultados dos diagnósticos e as peculiaridades e diferenças entre os entes.

 

 

V Fórum Nacional de Controle 

 

Ainda no escopo das atividades em Brasília, o presidente do Conselho, Leonardo Ferraz, participou hoje, 04, da abertura do V Fórum Nacional de Controle, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ferraz esteve presente no evento em um local destinado para autoridades representantes dos órgãos que atuam em parceria com o Tribunal. Na abertura, o ministro do TCU, Augusto Nardes, citou a parceria de trabalho entre o Conselho e o Tribunal. “Juntamente com o Wagner Rosário, com a Atricon e o Conaci, nós estamos fazendo um trabalho de implementação de políticas de governança e de transversalidade” ressaltou em sua fala. 

 

Amanhã, 05, o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, que estará representando o Conselho, vai ser moderador do painel 4 do Fórum "A importância do Centro de Governo na educação".

 

Confira o evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S08whGigbSQ&t=1328s

 

 

Serpro e Conaci

 

Na tarde de hoje, 4, a diretoria do Conaci, juntamente com o membro e futuro presidente do Conselho, Rodrigo Fontenelle, se reuniu com o coordenador de vendas multiclientes, Anderson Germano, do Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, na CGU, para discutir as condições para a  disponibilização do E-Aud, sistema desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão da atividade de Auditoria Interna Governamental, aos estados e municípios. O esquema que integra, em uma única plataforma eletrônica, todo o processo de auditoria, desde o planejamento das ações de controle até o monitoramento das recomendações emitidas e o registro dos benefícios.

 

O presidente Leonardo falou sobre a importância do diálogo com todas as instituições, além da participação no Fórum. “Estes dois dias em Brasília, com uma agenda intensa e muito profícua para o aprimorar os projetos de Controle Interno existentes entre o Conaci e as instituições que vistamos vai gerar bons frutos para o ano que vem. Apesar de estarmos findando esta gestão, estamos alinhados com a futura presidência, e sabemos que planejamento é a base fundamental para o sucesso de ações eficientes e eficazes. O Conaci vai continuar caminhando com as entidades que agregam para o Controle no Brasil no próximo ano. Afinal, o que está sendo positivo não pode parar".