Conaci participa do II Seminário de Controle Interno na Administração Pública

O presidente do conselho falou sobre o Controle Interno em pequenos municípios.

 

Acontece hoje, 23, o II Seminário de Controle Interno na Administração Pública, promovido pelo Fórum Paraibano de Combate a Corrupção (Focco-PB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB). As atividades acontecem no Centro Cultural Ariano Suassuna e conta com a participação do presidente do Conaci, Leonardo de Araújo Ferraz, na abertura. As palestras ocorrem nos turnos da manhã e tarde sobre temas diversos relacionados ao Controle Interno.

 

 

Ferraz ressalta como a iniciativa contribui para o desenvolvimento do Controle Interno, principalmente em pequenos municípios. "Não é possível, por exemplo, que um município de pequeno porte exerça, na plenitude, todas as macrofunções afetas ao exercício de Controle Interno. Dessa forma, esse tipo de evento é fundamental para que essa ação articulada e integrada permita e forneça condições para que os pequenos municípios atuem de forma efetiva, eficiente e eficaz no Controle Interno da administração pública", afirma.

 

 

Sobre o evento

O seminário é destinado a gestores públicos municipais e assessores que atuam direta ou indiretamente nas controladorias e nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial.

 

O objetivo do evento é despertar os gestores e equipes das prefeituras para a importância do controle interno e treinar os técnicos para o aprimoramento do trabalho.

 

Durante o evento, foram apresentados os resultados de um ano de trabalho do GT com depoimentos de gestores e técnicos dos municípios que já assinaram o 'Pacto para o Aperfeiçoamento do Controle Interno' e implementaram medidas efetivas de aprimoramento do trabalho.

 

No período da manhã, houve a palestra 'A relevância do Controle Interno para os municípios', com o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.

 

Em seguida, foi realizado um painel de debates sobre os Pactos pelo Controle Interno (GTCI FOCCO-PB) com representantes das prefeituras de Sapé, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa, que já assinaram o documento. À tarde serão realizadas as oficinas técnicas.

 

Oficinas  (Programação) 
13h30 às 17h – Oficinas Simultâneas:

– Oficina I (CGU): Expedição e Monitoramento de Recomendações Walber Alexandre de Oliveira e Silva (Auditor da CGU) e Kayo Roberto Vieira (Auditor da CGU)
– Oficina II (CGE): Construção de Plano de Auditoria Interna Rodolfo Emanuel Lima Serrano (Auditor da CGEPB) e Letácio Tenório Guedes (Secretário da CGE)
– Oficina III (CGM): Controle Interno e Gestão de Riscos com ênfase nas três linhas de defesa – Ludinaura Regina Souza dos Santos (Controladora Geral da CGM João Pessoa/PB) e Rossana Guerra de Sousa (Gerente de Controle Interno do TJPB)
– Oficina IV: (TCE e TCU) – Acompanhamento efetivo das Prestações de Contas Anuais e de Convênios Estaduais/Federais pelas Unidades de Controle – Flávio Roberto Gondim Vital (Coordenador de Controle Interno do TCE/PB) e Jocelino Mendes da Silva Júnior (Auditor Federal de Controle Externo do TCU)
 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação Conaci

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

 

Informações: Ascom/TCE-PB