Conaci publica resolução que permitirá a divulgação de materiais relevantes para o Controle Interno

Organizar, armazenar e preservar conteúdos utilizados nas atividades do Conselho são os objetivos do projeto. 

 

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, assinou a Resolução n° 002/2020, na última Reunião Técnica da instituição, no dia 12 de março, em Vitória, no Espírito Santo. O intuito é instituir o funcionamento da Base de Conhecimento pelo Conselho, além de definir suas competências e responsabilidades. Organizar os conhecimentos dos membros, preservar a memória institucional e aumentar a visibilidade são alguns dos objetivos específicos do material. 

 

“A Base de Conhecimento é um repositório institucional que consiste em um sistema desenvolvido para organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital, produzidos ou utilizados no âmbito das atividades do Conaci”, como foi definido na resolução. Os conteúdos guardados são voltados para as áreas técnica, científica e intelectual. Para que haja eficiência na organização, vão ser divididos em Comunidades, Subcomunidades e Coleções.  

 

O secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, parceiro neste projeto, explica o funcionamento e a eficácia da plataforma para os usuários. “A ideia é criar uma hierarquia que guie o usuário de forma intuitiva pelo conteúdo relativo ao tema desejado. Por exemplo, temos a Comunidade ‘Auditoria e Controle’, a Subcomunidade ‘Legislação’ e uma Coleção chamada ‘Decretos Estaduais’”. O Conaci tem como propósito a troca de conhecimento e informação entre os seus membros, com isso, a Base de Conhecimento complementa os outros métodos já utilizados pelo Conselho. “Compartilhar o que foi feito por um membro pode guiar o trabalho de outro, bem como ajudar a fornecer ideias para novos projetos” ressalta Camata. 

 

Leonardo Ferraz lembra que a plataforma também segue os padrões aceitos internacionalmente e, por isso, seu reconhecimento e credibilidade vai ser de extrema importância para o Conaci e para os usuários. “Nesse cenário desafiador é que o Banco do Conhecimento tem a finalidade ser um repositório dinâmico e qualificado (segurança e confiabilidade) daquilo que de fato é relevante para o Controle Interno no país” ressalta. Além disso, favorece a relação do Conselho com as instituições nacionais e internacionais, e fortalece as parcerias para a melhoria da gestão.

 

Em breve você confere o novo hotsite com o conteúdo.