Conaci representa o Brasil em evento internacional sobre Auditoria Interna

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) participou ontem, 12, do evento do Pempal (Peer Expenditure Management Peer Assisted Learning) IACOP (Internal Audit Community of Practice) e do Ministério das Finanças da República da Macedônia do Norte. O encontro teve o objetivo de compartilhar experiência e apresentar produtos de conhecimento na implementação da Auditoria Interna e Controle Interno do setor público. O presidentedo Conaci, Leonardo Ferraz, representou o Conselho durante a sessão. 

O evento conjunto cobriu os tópicos de apresentação do controle financeiro público da Macedônica do Norte, assim como seus principais desafios e reflexões dos membros da IACOP. Além disso, a experiência do país com o departamento de auditoria, apresentação do grupo de trabalho e seus produtos de conhecimento. O Guia Pempal sobre Avaliação de Riscos no Planejamento de Auditoria foi exposto aos participantes. E para finalizar foi avaliada a eficácia do Controle Interno: diretrizes para auditores internos do setor público. 

 

Foram apresentados os diversos Produtos de Conhecimento de Boas Práticas da Comunidade Prática de Auditoria Interna (IACOP), como por exemplo, “Modelo de Manual de Auditoria Interna de Boas Práticas”, “Modelo Manual de Desenvolvimentos Profissionais Contínuos” e “Auditoria Interna e Conhecimento de Auditoria Interna”. Além disso, o “TI Auditoria: Guia Prático para Auditorias Internos do Setor Público” vai ser lançado em breve. 

 

“O evento de ontem foi muito importante. Eles reforçaram os materiais que disponibilizaram para os membros e observadores do Pempal. As cartilhas e e-books já disponibilizados, e que o Conaci traduziu anteriormente, foram reforçados. A relevância disso é fundamental para que o Controle Interno possa cumprir sua finalidade de contribuir para a melhoria da gestão”, ressaltou o presidente do Conaci.

 

Confira os materiais aqui: 

https://www.pempal.org/sites/pempal/files/event/2021/Internal%20Audit%20COP%20Events/Oct12_Videoconference/files/3._iacopkp_presentation_2021_.pdf
https://www.pempal.org/sites/pempal/files/event/2021/Internal%20Audit%20COP%20Events/Oct12_Videoconference/files/rap_guide_eng.pdf 
https://www.pempal.org/knowledge-product-list 

 

Confira os materiais traduzidos aqui: 

http://www.conaci.org.br/pempal