Conaci se reúne com representantes da Atricon, IRB e TCU

A solicitação por parte do Conselho, para a reunião em Brasília, faz parte do compromisso do órgão em caminhar alinhado com as instituições que atuam no controle da administração pública.

 

Na manhã de hoje, 04, a presidência do Conaci, por meio de seus presidentes Leonardo Ferraz, Luis Augusto Rocha e Carlos Eduardo Girão, esteve reunida com os presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Atricon, do Instituto Rui Barbosa, IRB, conselheiros Fábio Nogueira e Ivan Bonilha e com o Ministro do Tribunal de Contas da União, TCU, Augusto Nardes, juntamente com os representantes da Ministra Ana Arraes, secretário-geral da presidência, Adriano Amorim, e secretário-geral de controle externo, Leonardo Albernaz, além do coordenador-geral de controle externo de infraestrutura do TCU, Nicola Khoury. O objetivo da reunião foi o estreitamento do relacionamento dos Tribunais de Contas, do IRB e da Atricon com os órgãos centrais de controle interno e o Conaci, para o desenvolvimento de objetivos comuns como capacitações, auditorias integradas e apoio recíproco. 

O segundo vice-presidente do Conaci salientou a importância do alinhamento institucional. “Foi uma reunião muito produtiva em que todos sinalizaram uma direção de congregação para que a gente esteja juntos, para que a gente consiga prover aos associados uma capacitação cada vez mais frequente e mais diversa, trazendo essa contextualização de controle interno", afirmou Girão.

Durante o diálogo entre os órgãos,  o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, apresentou o livro Controle Interno Contemporâneo, última obra lançada pelo órgão, e solicitou o apoio de todos na implementação da segunda etapa do Diagnostico Nacional de Controle Interno, a ser realizada em parceria com o Banco Mundial. 

 

O secretário Amorim citou o alinhamento do projeto com o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável – TCU+Cidades e propôs o desenvolvimento de um evento conjunto focado na temática controle interno, para o próximo ano. 

 

O presidente da Atricon ressaltou o compromisso assumido pelos Tribunais de contas  em apoiar  a efetiva implementação do Sistema de Controle Interno, à luz dos princípios da governança e da gestão de riscos, contribuindo para a melhoria da qualidade da gestão, nos termos da Resolução 05/2014 da Atricon. 

 

Luis Augusto falou como as instituições estão dispostas a trabalhar de forma unificada em prol do controle. “Os órgãos foram bastante receptivos à construção de uma agenda conjunta de ações articulando controle externo e o controle interno. A maior aproximação do Conaci com as entidades representativas do controle externo favorecerá esse alinhamento institucional e, consequentemente, toda administração pública brasileira”, ponderou.

 

“Foi uma reunião muito produtiva em que todos sinalizaram uma direção de congregação para que a gente esteja juntos, para que a gente consiga prover aos associados uma capacitação cada vez mais frequente e mais diversa, trazendo essa contextualização de controle interno", ressaltou Girão.