Conheça as novas funcionalidades do Portal da Transparência do DF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou, nessa terça-feira (30/10), a nova versão do Portal da Transparência (transparencia.df.gov.br), para tornar essa ferramenta mais atrativa, amigável e interativa. Ele foi reformulado pela Subcontroladoria de Transparência e Combate à Corrupção em parceria com a Subcontroladoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, unidades da CGDF.

 
Com um layout mais moderno, o novo portal tem novas funcionalidades que facilitam a navegação, a interatividade e a disponibilização de informações. O objetivo é aumentar a participação da sociedade no acompanhamento e na fiscalização da aplicação dos recursos distritais.
 

Conheça cada uma das novas funcionalidades abaixo:
 

SUPERBUSCA

 
Para facilitar o acesso às informações disponíveis no portal, foi desenvolvida uma potente ferramenta de busca, similar ao Google, para trazer de forma simples e rápida as informações constantes do banco de dados sobre palavras, nomes e expressões digitadas pelo usuário.
 

NOVO LAYOUT

 
Para criar uma forma de comunicação mais direta com o usuário, o layout do Portal da Transparência foi modernizado e traz novos conceitos de usabilidade, arquitetura de informações, cores, performance e melhores disposições de conteúdos nas páginas.
 

INFORMAÇÕES POR ÁREAS TEMÁTICAS

 
Para que a sociedade possa saber como está sendo distribuído o orçamento público do Distrito Federal nas principais áreas de atuação do governo, foi desenvolvida uma consulta que traz, com apenas um clique, os valores das despesas por ações orçamentárias nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança pública, administração, urbanismo, direitos da cidadania e assistência social.
 

DADOS EM GRÁFICOS

 
Com o objetivo de facilitar a visualização das principais informações sobre as receitas e despesas do governo, foram desenvolvidas camadas contendo gráficos modernos e interativos, na página principal do Portal, que trazem os seguintes dados:

 
Arrecadação de Impostos: como o detalhamento anual da arrecadação dos principais impostos (IPVA, ISS, ICMS, IPTU, ITBI, ITCMD e IR)

 
Execução das Despesas: apresenta, de forma anual, os principais valores do Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD):  orçamento aprovado, despesa autorizada, valores bloqueados, empenhados, liquidados e pagos.

 
PÁGINA DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

 
Para facilitar o registro de pedidos de acesso à informação e o acesso às informações que devem ser disponibilizadas nos sites dos órgãos e entidades, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (LAI), foi desenvolvida uma página específica para esses encaminhamentos. Também foram disponibilizados relatórios, cartilha e explicações sobre a LAI.

 
O acesso às informações produzidas e armazenadas pelo Estado é um direito fundamental do cidadão, garantido pela Constituição Federal de 1988. No Distrito Federal, esse direito é regulamentado pela Lei Distrital nº 4.990/2012, elaborada nos termos da Lei de Acesso à Informação – LAI nº 12.527/2011.

ACESSO

 
Para acessar o Portal da Transparência não é necessário qualquer tipo de identificação ou senha. Qualquer pessoa pode navegar livremente, visualizar, consultar e exportar os dados disponibilizados para utilizá-los da forma que achar melhor.
 

O Portal tem registrado mensalmente, desde 2017, uma média de 35 (trinta e cinco) mil usuários, 55 (cinquenta e cinco) mil sessões e 216 (duzentos e dezesseis) mil visualizações de páginas, de acordo com os dados do Google Analytics.

 
INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS

 
No portal estão disponíveis as principais informações sobre a execução orçamentária e financeira do Distrito Federal:
 

Receitas

– Multas de Trânsito
– Por Órgão
– Impostos
– Consulta Dinâmica (livre formatação)
 
Despesas

– Por Ação Orçamentária
– Por Credor
– Por Órgão
– Por Função
– Pagamentos
– Quadro de Detalhamento da Despesa – QDD
– Emendas Parlamentares
– Execução OCA
– Diárias, Passagens e Despesas com Locomoção
– Consulta Dinâmica (livre formatação)
 
Servidores

– Remuneração dos Servidores
– Ressarcimento Requisitados
– Por Órgão
– Perfil Servidores
– Cadastro Expulsões
– Quadro Servidores GDF
– Cargos Efetivos
– Cargos Comissionados, Carreiras do DF
– Painel Estatístico de Pessoal
– Escala dos Profissionais de Saúde
 
Compras

– Licitações
– Contratos
 
Convênios

– De Receita,
– De Despesa
– Entidades Beneficiadas
 
Prestando Contas

– Andamento Processos Correcionais (da Controladoria-Geral do DF e da Secretaria de Estado de Saúde)
– Andamento Ações de Controle
– Andamento Tomadas de Conta Especial
– Beneficiários de Programas Sociais
– Beneficiários do Cartão Material Escolar
– Empresas Punidas
– Gastos com Publicidade
– Conselhos
– Conselheiros
– Shows e Eventos
– Organizações Sociais – Saúde
– Transparência na Saúde
– Relatórios de Auditoria
– Lei de Incentivo à Cultura
– Outros relatórios
 
Orçamento

– Plano Estratégico 2019-2060
– PPA (Plano Plurianual)
– LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)
– LOA (Lei Orçamentária Anual)
– Lei de Responsabilidade Fiscal (Relatório Resumido da Execução Orçamentária e Relatório da Gestão Fiscal)
– Relatório Gerenciais
 
Patrimônio

– Bens móveis
– Por Órgão

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)
ascom@cg.df.gov.br

(61) 2108.3396  /  2108.3208

www.cg.df.gov.br