Consultoria e orientações aos órgãos serão foco da atuação da CGE em 2021 e 2022

As principais diretivas são avançar a atuação nas áreas finalísticas do Poder Executivo Estadual e fortalecer o trabalho de consultoria e orientação junto aos órgãos estaduais

 

O secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, reuniu os líderes das áreas de Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria da Controladoria Geral de Mato Grosso (CGE-MT) a fim de lançar as diretrizes estratégicas de trabalho para os anos de 2021 e 2022.

 

As principais diretivas são avançar a atuação nas áreas finalísticas do Poder Executivo Estadual e fortalecer o trabalho de consultoria e orientação junto aos órgãos /estaduais, em alinhamento ao novo conceito de controle interno: de agregar valor aos serviços públicos.

 

Nesse sentido, o secretário-controlador determinou às lideranças um maior envolvimento dos auditores com os gestores e agentes públicos para a compreensão das dificuldades e o suporte técnico na apresentação de soluções para alavancar a prestação dos serviços públicos e o atendimento às necessidades da população.

 

“Apesar de já atuarmos com foco neste conceito desde o ano de 2011, o que nos permitiu mudar nossa missão institucional em 2014 para contribuir para a melhoria dos serviços públicos, e de o nosso planejamento estratégico já conter ações neste sentido, precisamos pisar no acelerador para trabalharmos mais em cooperação com os órgãos estaduais, no sentido de auxiliá-los no alcance e até na potencialização de seus resultados. Mais do que apontar erros, temos de contribuir com soluções que agreguem valor aos serviços públicos”, pontuou o titular da CGE.

 

Por isso, como estratégia, a CGE vai levantar junto a cada secretaria, especialmente aquelas voltadas às ações sociais, de infraestrutura e de qualidade de vida dos mato-grossenses, os projetos prioritários para os próximos dois anos a fim de priorizá-los no plano de ação de acompanhamento simultâneo da Controladoria. 

 

De antemão, o “Programa Mais MT” estará entre os objetos de atuação da Controladoria. O programa prevê recursos na ordem de R$ 9,5 bilhões em investimentos públicos durante a gestão 2019-2022, divididos em 12 eixos estruturantes: Segurança; Saúde; Educação; Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Infraestrutura; Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Simplifica MT; Eficiência Pública; Meio Ambiente; Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.

 

Adaptações

 

Na reunião, os líderes também comentaram sobre os trabalhos desenvolvidos em 2020 e o impacto das adaptações necessárias na rotina laboral em cada área da CGE por conta da pandemia do coronavírus, em especial com a adoção da modalidade de home office.

 

Fonte:

LIGIANI SILVEIRA
Analista Administrativa/Assessora de Comunicação
(65) 3613-4017/99982-0209 (whatsapp)
www.controladoria.mt.gov.br
www.facebook.com/controladoriamt