Controlador-Geral de MS divulga ferramentas de combate à corrupção no Estado em evento do TCU

Na manhã da última quarta-feira (8.12), o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, no modelo on-line, o evento “Divulgação dos resultados do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)” no qual o controlador-Geral de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, participou com uma fala destacando as ações já realizadas e em andamento aqui no Estado em relação ao tema.

 

Também representando o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Girão ressaltou sua satisfação em participar de um momento “em que se busca a promoção e a melhoria da gestão pública a partir de um diagnóstico e com propostas em cada um dos eixos que o PNPC levanta e retrata”, afirmou.

 

Ele ainda revelou a aceitação e envolvimento de todos os membros do Conaci na mobilização ao programa e citou que a experiência em MS foi com uma adesão de 100% dos executivos municipais e também de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado.

 

 

Girão ressaltou que Mato Grosso do Sul foi o estado escolhido para realizar o projeto-piloto para o PNPC. “Há cerca de 31 meses foram divulgados os resultados dos órgãos e entidades do Estado e, imediatamente, após saber do diagnóstico, o governador Reinaldo Azambuja editou um decreto instituindo o Programa MS de Integridade… e mesmo no meio de uma pandemia, o PMSI recebeu 660 ações propostas, 250 servidores dos mais diversos órgãos participaram de oficinas com proposições de melhorias e, agora, já começamos em alguns lugares com a implantação do PMSI, ou seja, a parte mais complexa porque depende do aculturamento das pessoas… enfim, o programa no Estado é um sucesso”, comentou.

 

Oriundo desse sucesso, o controlador-Geral lembrou que há 20 dias foi lançado, no Estado, o PIM (Programa Integridade Municipal) para os prefeitos que queiram fazer uso da ferramenta e melhorar sua gestão. “A gente vai transferir essa expertise adquirida e junto com o Tribunal de Contas do Estado e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, vamos oferecer três etapas, sendo duas capacitações e uma consultoria assistida em cada um dos municípios que aderirem ao programa”, disse.

 

 

Das 79 cidades de MS, 30 aderiram ao PIM o que demonstra, segundo o controlador-Geral de MS, “que tem prefeito bom, que quer inovar, quer promover a entrega de políticas públicas melhores, mais eficientes, mais econômicas e mitigando o risco de imagem da instituição e de si mesmo, o que nos deixa muito otimistas”, concluiu otimista.

 

 

Ele frisou que o número de adesões foi animador e que os estados de MS, PB, RO e PR tiveram índices acima de 80% de participação nas respostas aos questionários do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.

 

O evento contou com as participações de Vital do Rêgo, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Wagner de Campos Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU); além de outras autoridades nacionais. Os interessados em obter mais detalhes sobre o assunto, podem acessar o link e assistir a íntegra da apresentação dos levantamentos.

 

No webnário, o secretário do TCU em Mato Grosso do Sul e coordenador do PNPC, Mário Júnior Bertuol apresentou a primeira avaliação de 2021 do PNPC e disse que “espera que este trabalho seja bienal para um acompanhamento mais próximo dos resultados no País”.

 

Fonte:

CGE-MS