Controladoria de Pernambuco apoia lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

10 de Maio de 2021 ← ver outras

No próximo dia 20 de maio, os órgãos de controle dos estados brasileiros – integrantes das Redes de Controle de todo o País – lançarão o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar as estruturas de combate a essa prática nos três poderes e nas três esferas de governo; melhorar o perfil dos gestores públicos; obter dimensão real dos casos identificados, investigados e corrigidos no Brasil; aprimorar a prevenção com a adoção de boas práticas e revisão dos sistemas de integridade; além de apoiar os órgãos e entes na implementação de um plano de ação para ditas melhorias. Em Pernambuco, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) é uma das entidades parceiras.

 

“Entendemos que essa é uma ação de extrema importância, uma vez que se propõe a auxiliar as organizações públicas no aprimoramento da governança pública e na redução dos níveis de fraude e corrupção a patamares similares aos dos países mais desenvolvidos, em médio e longo prazos”, adiantou a secretária Érika Lacet. Além da SCGE, o PNPC tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), da Controladoria Regional da União em Pernambuco (CGU-PE) e controladorias municipais do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

 

Para ampliar e assegurar uma maior adesão das prefeituras municipais ao programa, a secretária Érika Lacet, juntamente com o secretário do Tribunal de Contas da União no Estado de Pernambuco (TCU), Lincol Maciel, estiveram reunidos com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, na última quarta-feira (5). “Apresentamos a iniciativa e reforçamos que não se trata de uma ação repressiva, nem tem o intuito de ranquear as cidades. A ideia é que todos respondam um questionário onde será avaliado o nível de maturidade de governança, integridade e combate à corrupção, sendo proposto um plano de ação individualizado para cada respondente objetivando a melhoria de seus índices”, explicou. De acordo com ela, o presidente da Amupe foi receptivo à ideia, entendeu a relevância do programa e confirmou o apoio da Associação para a realização da pesquisa.

 

Fotos: Assessoria Amupe

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018