Controladoria-Geral do DF firma parceria com Instituto Rui Barbosa

CGDF será uma das instituições que disponibilizará cursos de capacitação no Portal IRB Conhecimento
 

 

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) firmou mais uma parceria estratégica para contribuir com o compartilhamento de informações no âmbito da administração pública. O termo assinado pelo controlador-geral do DF, Paulo Martins, em 6 de julho, permitirá que a CGDF disponibilize treinamentos no Portal de Cursos Virtuais do Instituto Rui Barbosa (IRB). O primeiro curso promovido pela Controladoria no Portal será o “EAD – Tomada de Contas Especial (TCE)”, que estará disponível em breve para servidores, cidadãos e profissionais em geral.
 

 

“O Instituto Rui Barbosa é renomado e conhecido por sua excelência. Termos sido convidados a contribuir com essa ação é, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um importante reconhecimento”, afirma o controlador-geral do DF, Paulo Martins.
 

 

O Portal IRB Conhecimento é uma plataforma para divulgação das ações de capacitação das Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil e de Escolas de Governos e Instituições convidadas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo é que em apenas um acesso o usuário tenha à disposição várias ações de capacitação on-line oferecidos pelas Escolas de Contas do Brasil e demais instituições parceiras, de forma gratuita, prática, organizada e atualizada. Ao todo, atualmente são 265 ações de capacitação.
 

 

A parceria foi articulada por meio da Assessoria de Relações Institucionais e será coordenada pela Subcontroladoria de Gestão Interna. Segundo a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Controladoria-Geral do DF, Cecília Fonseca, por meio dessa parceria, a Controladoria tem a “oportunidade de ampliar o público participante dos cursos virtuais que a CGDF oferece e de contribuir para a melhoria da gestão pública, uma vez que poderá capacitar um número maior de servidores, profissionais e cidadãos, além da possibilidade de estreitar o relacionamento com órgãos e entidades que atuam no âmbito da ENCCLA”.
 

 

As temáticas abordadas no Portal IRB Conhecimento são: auditoria e Controle, desenvolvimento gerencial, gestão estratégica, gestão de políticas públicas, governo digital e transparência, logística e compras públicas, políticas públicas e setoriais, transferências voluntárias, dados, informação e conhecimento, educação e docência, gestão de pessoas, governança e gestão de riscos, inovação, orçamento e finanças, tecnologia da informação e ética e cidadania.
 

 

Parceria

 

Essa parceria é fruto da Ação 10/2020 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Apesar de não fazer parte dessa ação específica, a Controladoria-Geral do DF foi convidada a aderir por meio das Controladorias de Santa Catarina e João Pessoa, que representam o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) nesta atividade.
 

 

Após verificarem que, apesar de existirem muitas capacitações mapeadas, havia uma dificuldade para encontrar e padronizar esses cursos, treinamentos e workshops, dentre outros formatos, foi criada a Ação 10/2020 da ENCCLA. O grupo nomeado teve como objetivo a elaboração e divulgação de um portfólio de oportunidades de capacitação virtual e gratuita para observadores públicos, conselheiros de políticas públicas e servidores públicos.
 

 

O foco é em aspectos ligados à contratação pública e acompanhamento de políticas públicas, bem como adoção de outras iniciativas e instrumentos que estimulem a transparência e o fornecimento de dados abertos.

 

Outras instituições também foram convidadas a colaborar ao Portal de Cursos hospedado pelo IRB, inserindo suas capacitações referentes às áreas de saúde, educação, obras, contratos e licitações, prevenção, integridade e transparência.

 

Fonte: