Controladoria promove 2º treinamento da plataforma Fala.BR aos interlocutores de ouvidorias do Estado

Evento segue até segunda-feira e vai treinar os interlocutores de todos os órgãos do Estado.

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), através da Ouvidoria-Geral do Estado, realiza a partir desta sexta-feira,13, o III Encontro da Rede de Ouvidorias do Estado, com o segundo treinamento para utilização da plataforma Fala.BR. Estão sendo treinados os interlocutores das ouvidorias de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A capacitação acontece no laboratório de informática do Anexo I da Secretaria da Saúde, das 8h às 12h, e continua nesta segunda-feira, 16, no mesmo horário.   

 

Desta vez, o curso é de aplicação prática. Os interlocutores exercitam a utilização da plataforma no próprio sistema e as dúvidas são sanadas durante o treinamento pelo instrutor, o gerente de Transparência e Controle Social da CGE, Lucas Sousa Luz.

 

“As manifestações de ouvidoria já estão chegando através do Fala.BR e nós estamos mostrando na prática aos servidores como devem responder às demandas”, explica a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira, ao acrescentar também que o encontro contribui para a integração entre os interlocutores de cada pasta com a Ouvidoria-Geral do Estado.

 

Plataforma

 

No início deste mês, o Governo do Tocantins efetivou sua adesão ao Fala.BR que é uma plataforma do Governo Federal desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Esta integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do Brasil. O sistema permite aos usuários fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

Com isso, ao registrar seu pedido de acesso à informação, denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão à Ouvidoria-Geral do Estado, por meio da plataforma, o usuário passa a ter mais agilidade no andamento da manifestação, no recebimento da resposta e no direito a recurso, além de ter uma maior interatividade com o Governo.

 

Fonte:

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Gabriela Glória 
Jornalista