Controladoria promove curso de combate à corrupção para alta gestão do Governo do Estado

A Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) promoveu, na manhã da última sexta-feira (6/12), no Palácio Guanabara, um curso sobre combate à corrupção e integridade para a alta gestão do Governo do Estado. As palestras foram ministradas pelos britânicos  Nikolas Kirby, pesquisador e professor da Universidade de Oxford, e Paul Farley, membro do Fraud Office (Serviço Anti-Fraude do Reino Unido) e tiveram como objetivo reforçar os conceitos éticos que devem ser propagados em todos os órgãos estaduais.

 

Segundo o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, o curso também vai ajudar os gestores a elaborarem o Programa de Integridade do Estado, uma iniciativa do governador Wilson Witzel, que assinou o decreto instituindo o projeto em agosto.

 

– O bom exemplo arrasta e por isso a importância dos líderes, dos que estão à frente das secretarias e órgãos do Governo do Rio darem o exemplo e discutirem integridade e ética com seus servidores e subordinados. Esse evento é um primeiro passo para a implementação do Programa de Integridade do Estado, instituído pelo governador em agosto, e vai ajudar os gestores a identificarem e mapearem potenciais riscos de  nepotismo, fraude, corrupção, entre outros, para criarem os mecanismo corretos de combater essas irregularidades.

 

Entre os presentes estavam secretários e representantes de diversos órgãos estaduais, como os secretários de Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, de Administração Penitenciária, Alexandre Azevedo, de Agricultura, Marcelo Queiroz, a presidente  da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Ana Lucia Mantuano Nogueira, a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Adriana Pereira Mendes, e o presidente do Detran.RJ, Marcelo Bertolucci. 

 

– É um novo momento, um marco para a Administração Pública. É um prazer ter acesso a uma discussão de tão alto nível -, destacou o secretário da Seap, Alexandre Azevedo.

 

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Controladoria desde o começo do ano.

 

– Eu já participei de outras Administrações Públicas no plano municipal e nunca vi nada parecido com o que a CGE RJ tem feito no Estado-, disse.

Foto: Carlos Magno 

 

Fonte:

Assessoria de Imprensa da CGE RJ