Controladoria promove diálogo sobre o papel da ouvidoria e do controle social com conselhos de políticas públicas

O objetivo é dar visibilidade ao papel estratégico da Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa do órgão, no processo de aperfeiçoamento da democracia

 

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) participou ontem, 15, de reuniões dos conselhos estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-TO) e da Educação (CEE-TO), nos períodos da manhã e da tarde, respectivamente. O objetivo dessa iniciativa, que faz parte do plano de metas do órgão para este ano, é promover o diálogo e dar visibilidade ao papel estratégico da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-TO), unidade administrativa da Controladoria, no processo de aperfeiçoamento da democracia.

 

Novo diálogo está agendado para esta quinta-feira, 17, às 8h30, com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).  

 

Nos dois encontros desta terça-feira, a ouvidora-geral do Estado, Arely Soares Carvalho Telles, destacou o papel da Ouvidoria-Geral e explicou sobre o funcionamento do sistema estadual de ouvidorias, quando ressaltou demandas como os tipos de manifestações, pedidos de acesso à informação e canais de comunicação com a unidade e suas setoriais.

 

“A Ouvidoria é um importante instrumento de controle social, pois promove a participação da sociedade por meio deste canal de escuta. Dessa forma, contribui diretamente para o aprimoramento e a efetivação das políticas públicas”, ressaltou a ouvidora.

 

Cooperação

 

A corregedora-geral do Estado e assessora técnica da Ouvidoria-Geral, Simone Pereira Brito, destaca a importância da Controladoria se aproximar e atuar em cooperação com outras entidades de defesa social. “Participar desses espaços é uma ação inédita e muito importante para que possamos cada vez mais abrir os espaços da CGE para a participação social. Com isso, esperamos também fortalecer a participação dos conselhos nos instrumentos de controle social e receber as contribuições dessas instâncias no sentido de poderem influir diretamente nas políticas públicas”, ressalta.

 

Moção de Aplausos

 

Durante a reunião com o Cedca, que ocorreu no período da manhã, os membros aprovaram uma Moção de Aplausos à CGE-TO pela iniciativa de promover o diálogo com o Conselho. “Muito significativo esse momento que tivemos com a Ouvidoria. É importante saber que temos um órgão que se coloca à disposição para somar com o nosso trabalho. Além disso, esse encontro nos ajuda a reconhecer um panorama maior do nosso papel enquanto conselho para a promoção do controle social”, reforçou a presidente do Cedca, Viviane Souza Paiva.

 

O presidente do Conselho da Educação, Robson Vila Nova Lopes, destacou a importância da aproximação da Ouvidoria-Geral com a entidade.  “A partir desse encontro, queremos pensar em outras oportunidades para ampliarmos os espaços de articulação com a Ouvidoria. Essa ação será pertinente na solução das demandas da Educação que chegam até nós e para que possamos dar o melhor retorno à sociedade”, enfatizou. 

 

Também participou das reuniões a gerente de Articulação e Gestão de Ouvidorias da CGE-TO, Marcela Barreto da Silva Oliveira.

 

Fonte:

Gabriela Glória/Governo do Tocantins