Controladoria treina nova turma de servidores para gestão e fiscalização de contratos

A função é uma das exigências legais para as contratações na administração pública.

 

Nova turma de servidores recebeu treinamento na última terça-feira,11, sobre o tema Gestão e Fiscalização de Contratos no âmbito da administração pública. Estes atuarão como gestores, fiscais e multiplicadores. A capacitação realizada pela Controladoria-Geral do Estado, no auditório do órgão, reuniu servidores da própria pasta, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e assessores de controle interno lotados em pastas do Executivo. 

 

O fiscal de contrato é uma das principais figuras para a execução do serviço ou compra. “É ele quem fiscaliza se os contratos estão sendo executados de forma satisfatória e proveitosa, com economicidade e eficiência”, destaca o superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto, que ministrou a capacitação, quando se referiu especificamente ao papel do fiscal.

 

A servidora Marúzia Carvalho Maia, assessora de Controle Interno da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), participou do curso e atuará como multiplicadora da formação no órgão. “As capacitações agregam novos conhecimentos e aprimoram as nossas rotinas e a minha função é exatamente a de nortear o gestor para que a gente siga as práticas administrativas da melhor forma possível”, comenta a servidora.

 

Plano de Metas 2019

Em maio, o mesmo curso foi ministrado para servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça.

As capacitações nas áreas relacionadas ao controle e transparência do gasto do dinheiro público contemplam o Plano de Metas 2019 da CGE. Este ano já foram realizados também treinamentos como tomada de contas especial, adiantamento/suprimento de fundos, interlocutores de ouvidorias e serviços de informações aos cidadãos (SICs) e procedimento administrativo disciplinar.

Equipe de treinamento

Colaboraram com a capacitação, o assessor da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno, José Batista de Lima Filho; a gerente de Orientações e Normas, Elaine Cristina Zanetti Avelino e a servidora Verônica Bandeira Martins.

 

Fotos: Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
63 3218-2434 / 63 98416-9057