Controle interno e correição são temas abordados no segundo dia de programação da I Semana da Controladoria

Evento segue até a próxima sexta-feira,17, pelo canal da CGE Tocantins no YouTube – https://bit.ly/3laixta

 

O segundo dia de programação da I Semana da Controladoria: promovendo a governança contou com atividades voltadas para o controle interno e para a correição. As atividades aconteceram pela manhã e à tarde dessa quarta-feira,15, com transmissão ao vivo pelo Youtube, via canal da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) – https://bit.ly/3laixta -, órgão do Governo do Tocantins, responsável pelo evento, que continua até sexta-feira, 17.

 

Pela manhã, o instrutor Benedito Martiniano Costa Neto, no curso “Gestão e fiscalização de contratos no âmbito da administração pública”, enfatizou a importância dessa capacitação. “Esse é um assunto que norteia a boa execução orçamentária, financeira e contábil, mas principalmente a boa execução dos objetos dos nossos contratos”, destacou o ministrante, que responde pela Superintendência de Gestão e Ações de Controle Interno da CGE-TO.

 

 

A diretora de Controle Interno da Prefeitura de Bandeirantes do Tocantins, Gislene Aparecida Gomes de Oliveira, participou do curso e destacou a relevância do mesmo para sua atuação no município. “O conteúdo do curso foi trabalhado de uma forma clara e de boa compreensão. É de suma importância participarmos dessas formações, para que possamos entender melhor as nossas funções dentro da gestão pública e desenvolvermos um bom trabalho”, comentou.

 

 

Esta capacitação foi moderada pela gerente de Orientações e Normas da CGE-TO, Elaine Cristina Zanetti Avelino, que contribuiu com respostas aos participantes no chat durante a realização do curso.  

 

Correição

 

No período da tarde, foi ministrada a oficina “Procedimentos Investigativos na Atuação Correcional”, pela diretora de Responsabilização de Entes Privados da CGE-TO, Tatiane Dias Medeiros. 

 

 

“O aprimoramento da conduta dos servidores é um dos pilares fundamentais  do controle interno e da boa governança pública. Trabalhar dentro dessa perspectiva tem um efeito transformador lá na ponta, na entrega do serviço público final à sociedade”, explicou a instrutora, que contou com a moderação da diretora de Responsabilização de Agentes Públicos da CGE-TO, Taíse da Silva Cunha, no chat com os participantes.

 

Manual

 

No mesmo dia, foi apresentado aos participantes o Manual de Procedimentos Administrativos Disciplinares, pelo secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda e a corregedora-geral do Estado, Simone Pereira Brito.

 

 

“Esse material vai fortalecer o processo de correição e o nosso diálogo com as diversas unidades administrativas de governo, esclarecendo melhor os procedimentos administrativos disciplinares. Dessa forma, estaremos trabalhando mais próximos à realidade do servidor e contribuindo com a melhoria dos serviços públicos prestados à população”, reforçou o gestor.

 

A corregedora-geral expôs o conteúdo do manual e evidenciou o caráter educativo e preventivo do trabalho da Corregedoria. “A nossa equipe tem norteado seus trabalhos no sentido não apenas da punição, mas também da prevenção do cometimento de infrações disciplinares. Esse manual caminha nesta direção, sendo um instrumento colaborativo da administração pública”, concluiu.

 

O manual será disponibilizado posteriormente no site da CGE-TO –  to.gov.br/cge – no formato e-book. A elaboração desse material foi realizada pela equipe da Corregedoria-Geral do Estado (Coge), unidade administrativa da CGE-TO, com a finalidade de orientar e facilitar os órgãos do executivo estadual que possuam corregedoria própria, bem como aqueles que lidam com correição de pessoal.

 

I Semana

 

São parceiros do evento, a Escola de Gestão Fazendária (Egefaz); a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria da Comunicação (Secom). A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), também é apoiadora da iniciativa.

 

Fonte:

CGE-TO