Corregedora-geral do Estado participa de solenidade que dá início aos trabalhos das correições da Corregedoria-Geral da DPE-TO

Evento virtual contou com a participação de membros e servidores da Instituição e representantes do poder judiciário e Governo do Estado 

 

Uma cerimônia virtual nesta segunda-feira, 17, deu início às correições da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (CGDPE). Pela primeira vez via webconferência, em razão da pandemia da Covid-19, a solenidade de abertura contou com a participação de mais de 50 pessoas, dentre membros e servidores da Instituição e ainda autoridades representantes do poder judiciário e Governo do Estado. Nesta etapa das correições, será atendida a Regional de Paraíso do Tocantins, que inclui as comarcas de Araguacema, Cristalândia, Paraíso do Tocantins e Pium.

 

A solenidade contou com a participação da corregedora-geral do Estado do Tocantins, Simone Pereira Brito. “Fui servidora da Defensoria por muitos anos e tenho um apreço muito grande por esse órgão, que é fundamental no acesso à Justiça, e sei o quanto é importante essa iniciativa das correições, sobretudo, nesse momento, que é novidade, e que a sociedade precisa se adequar e compreender cada demanda”, destacou.

 

A corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira, destacou que as correições deste ano irão focar no atendimento do período de trabalho remoto, para que seja possível perceber como está sendo avaliado, interna e externamente, o trabalho da Defensoria. Ela também comentou sobre a adaptação necessária em todos os setores da Defensoria em razão da pandemia, que não impediu os altos índices de prestação de serviço. “Neste tempo, adaptamos tudo a nossa realidade, fomos obrigados a nos recolher em nossa residência, misturar a nossa profissão com os nossos trabalhos pessoais e, em quase cinco meses de home office, já atingimos índices semelhantes à atuação presencial”, destacou. Na oportunidade, a corregedora-geral desejou uma correição profícua a todos e enfatizou a importância da humanização nas atividades. “Não podemos deixar também de olhar o lado humano e garantir um trabalho eficaz. Que possamos, sempre, aprender com os erros e melhorar com os acertos”, concluiu.

 

Na ocasião, o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, expôs sobre o desafio de se fazer com que as instituições continuem crescendo, mesmo em um momento onde as relações presenciais foram suspensas. Apresentando números sobre o atendimento da DPE-TO no período de trabalho remoto, Fábio Monteiro disse que a prestação de serviços na quarentena segue semelhante aos índices presenciais. “No mês de julho conseguimos igualar a mesma marca de atividades do mesmo período do ano passado, com mais de 17 mil atendimentos. Apenas 5% a menos do que em 2019. Isso mostra que a Defensoria tem feito um serviço relevante para chegar à atividade de ponta e que, dentro da possibilidade, seguimos a situação de normalidade”, acrescentou.

 

 

Trabalho Remoto

 

Ainda de acordo com o defensor público-geral, a Defensoria Pública realizou mais de 50 mil atendimentos e mais de 154 mil atividades em todo o Tocantins, de meados de março ao início de agosto. Ele aproveitou a ocasião para elogiar a atuação da Corregedoria-Geral. “Tudo isso passa pela Corregedoria, que tem um trabalho fundamental no campo da orientação a todos os nossos membros e servidores, nos ditando as melhores práticas. O trabalho da Administração Superior é extremamente importante para ditar os rumos que devemos seguir, mas sabemos que o atendimento acontece na ponta, com o servidor, defensor, pois são vocês que fazem com que os nossos serviços cheguem à população carente, que é a nossa razão de existir”, declarou Fábio Monteiro, acrescentando, ainda, que as correições são um ambiente propício para se ouvir a sociedade, o corpo de membros e servidores, judiciário e demais instituições e poderes, para nortear a administração no desenvolvimento da Defensoria.

 

A diretora do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Paraíso do Tocantins, defensora pública Isakyana Ribeiro, citou passagem bíblica para exemplificar o momento vivido pela pandemia. “Conclamo aos servidores e membros desta casa defensorial que continuem cumprindo as medidas de segurança e proteção quanto a Covid-19, para que voltemos ao trabalho presencial, quando for possível”, enfatizou.

 

O presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), defensor público Guilherme Vilela, aproveitou a ocasião para parabenizar a Corregedoria pelos serviços prestados e pela nova missão. “A Corregedoria não para, sempre muito ativa, inclusive na pandemia. Tenho certeza que desempenhará brilhantemente esse trabalho correcional da melhor forma possível”, declarou.

 

A solenidade também contou com a participação do juiz de Direito Jorge Amâncio de Oliveira, diretor do Fórum de Pium. “Estamos tão acostumados com o avanço da medicina que nos assustamos muito com a pandemia. Contudo, há muitos anos atrás, já tivemos outras epidemias e isso mostra que a história se faz por ciclos. O que poderíamos tirar de tudo isso é que talvez essa situação fosse necessária para que cada um voltasse mais para dentro de si. Devemos tirar uma lição de tudo isso e saber de que forma tudo fez com que evoluíssemos e nos fortalecêssemos como seres humanos”, comentou.

 

Correições

 

As correições seguem até a próxima quarta-feira, 19. Na ocasião são colhidas informações dos assistidos, agentes políticos e população local, a fim de obter melhoria das funcionalidades, tanto do público interno quanto dos assistidos da DPE-TO. Isto visa assegurar o melhor cumprimento da missão institucional da Defensoria Pública, que é garantir o acesso à justiça integral e gratuita, com atendimento humanizado de qualidade. Ao final do processo, um relatório de Correição será emitido pela Corregedoria-Geral e encaminhado à Gestão Superior da Defensoria Pública.

 

No decorrer das atividades, a Corregedoria-Geral da DPE-TO estará disponível para prestar esclarecimentos, orientações e, ainda, coletar dúvidas e possíveis dificuldades de defensores públicos e servidores da Instituição a respeito do desempenho dos trabalhos realizados aos assistidos, com intuito de proporcionar futuras recomendações.

 

Caso alguém deseje se comunicar com a Corregedoria para agendar uma oitiva, por meio da qual poderá apresentar sugestões, críticas ou elogios, está disponível o número (63) 99971-9901 e o e-mail corregedoria@defensoria.to.def.br.

 

(Com informações da Ascom DPE/TO)

 

Fonte:

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