Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

18 de Junho de 2021 ← ver outras

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano, foram realizados mais de 31 mil atendimentos nas ouvidorias, com tempo médio de resposta de sete dias, um dos melhores do País.

 

Relatório da Ouvidoria-Geral, apresentado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), aponta que em maio o Sistema de Ouvidoria de Goiás realizou 6.653 atendimentos, o que representa um crescimento de 11% em relação a abril. Considerando os últimos 90 dias, o documento indica que o Sistema de Ouvidorias de Goiás alcançou índice de resolutividade de 65%, o maior índice desde que o sistema foi implementado. O tempo médio de respostas das manifestações é de 7,4 dias, um dos mais rápidos entre as ouvidorias públicas do País. 

 

Nos cinco primeiros meses do ano, foram computados 31.643 atendimentos, com tempo médio de resposta também de 7,4 dias e índice de resolutividade de 63%. As ouvidorias setoriais dos dez órgãos mais demandados nesse período responderam por 70% das manifestações.  O mais demandado foi a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, seguida de Ipasgo, Detran, Secretaria da Educação, Secretaria de Segurança Pública, Saneago, Secretaria da Saúde, Secretaria da Economia, Secretaria de Administração e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes. 

 

O superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Borges Garcia Carvalho, destaca o aumento da resolutividade em maio, em comparação ao acumulado do ano, o que indica melhores respostas e, consequentemente, aumento da satisfação do cidadão com o atendimento prestado. “Há um aumento da resolutividade nas respostas, resultado da pesquisa que aplicamos com os usuários. As ouvidorias estão conseguindo fazer mais e melhores atendimentos, houve um aumento da qualidade das respostas e, consequentemente, maior satisfação do usuário em ver atendida sua demanda", afirma.

 

LAI

 

Com relação à Lei de Acesso à Informação (LAI), o mês de maio registrou 229 pedidos, número 34% maior que o mês anterior. O tempo médio de respostas para LAI atingiu em maio 11, 4 dias, considerado bom, e o índice de resolutividade chegou a 85%.

 

No acumulado do ano, foram registrados 1.007 pedidos com base na LAI, tendo, como órgãos mais demandados, Seduc, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Saúde. O tempo de resposta no ano está em 11,5 dias, com um índice de resolutividade de 76%. Os assuntos mais demandados foram relacionados a bem público, serviços públicos, segurança pública e assuntos de servidores públicos, sobretudo gestão de pessoas.

 

No acumulado de 2021, o destaque dos elogios vai para a Controladoria-Geral do Estado, principalmente no quesito conduta do servidor público. A CGE é seguida por Detran, Seduc, Ipasgo, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Saneago, Secretaria da Administração, Universidade Estadual de Goiás e Secretaria de Economia. Esses dez órgãos são responsáveis por 89% de todos os elogios registrados pela Ouvidoria-Geral neste ano. 

 

Já no mês de maio, os três mais elogiados foram Detran, Ipasgo e Saneago, o que mostra um “bom retorno ao usuário, que se apresenta satisfeito com os atendimentos realizados”, analisa Danilo Carvalho. Os elogios dizem respeito à conduta do servidor público, atendimento prestado e assuntos relacionados ao trânsito.No acumulado do ano, os três mais elogiados também lideram as reclamações, que são relacionadas a assuntos como plano de saúde, saneamento básico e questões de trânsito. 

 

Clique aqui para ver a íntegra do relatório.

 

Fonte:

​Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372



CGM elabora Manuais de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e de Recebimento

A Controladoria Geral do Município (CGM) elaborou o Manual Orientativo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia da Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Manual de Recebimento de Bens...

saiba mais

Fortaleza é destaque nacional em transparência nas ações de enfrentamento à Covid-19

A Open Knowledge Brasil avaliou as iniciativas de maior transparência das gestões municipais   A Prefeitura de Fortaleza conquistou o 4º lugar entre as capitais de maior transparência no...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018