Cuidados com a saúde do homem é tema de palestra ministrada aos servidores da Controladoria

08 de Novembro de 2019 ← ver outras

Evento aconteceu em alusão ao movimento Novembro Azul dedicado a chamar a atenção sobre a saúde do homem, em especial ao câncer de próstata.

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu palestra nesta quinta-feira, 7, como parte das ações do Novembro Azul, dedicadas a chamar a atenção para a saúde integral do homem. O encontro voltado para os servidores destacou, sobretudo, a prevenção ao câncer de próstata.

 

 

A ação, promovida por intermédio da Diretoria Administrativa, Financeira e Contábil, além de trabalhar temas como o diagnóstico precoce do câncer, também trouxe informações sobre prevenção de outras doenças masculinas.

 

De acordo com o médico-urologista Pedro Henrique Grezele que ministrou a palestra, a campanha busca mudar a mentalidade de que homem não cuida da saúde. “Culturalmente o homem ainda é o machão, não sangra, não fica doente e não procura o médico. Ainda temos muitas barreiras, mas isso gradativamente vem reduzindo. Já temos dados que demonstram que a mortalidade por câncer de próstata vem diminuindo nos últimos anos, porque os homens já estão mais cientes da importância de fazerem os exames preventivos”, ressaltou.

 

O médico destacou também a importância das ações do movimento Novembro Azul para a saúde do homem como um todo. “Muitos homens vão fazer uma avaliação e descobrem que têm outras doenças, como hérnia, hidrocele (acúmulo de líquido no testículo), fimose, entre outras e ele nunca buscou um tratamento para isso”, completou Grezele.

 

Servidor x saúde

 

 “A gente vê o quanto é preocupante a questão do câncer de próstata. Essa palestra de hoje serviu não só para me informar sobre o assunto, mas para eu ver que é importante alertar familiares e amigos com mais idade sobre a importância do diagnóstico precoce”, comentou o servidor da CGE, Paulo Henrique Ferreira Guimarães.

 

Segundo o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, esta iniciativa, assim como a caminhada do Outubro Rosa, faz parte de uma política de valorização e promoção da qualidade de vida dos nossos colaboradores. “Esse é um trabalho educativo que visa trazer mais informações para que os servidores tenham mais cuidado com a saúde. Para 2020, temos a expectativa de ampliarmos essas ações, contemplando também outras áreas”, destacou.

 

Prevenção ao câncer de próstata

 

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, sendo que as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, alerta a Fundação do Câncer. Pessoas com a presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho também representam um grupo de maior risco. 

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

 

Além disso, o Inca recomenda outros hábitos saudáveis como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação


Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018