ECI/SCGE capacita 55 servidores em curso e oficina

A Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), concluiu na última semana a capacitação de 55 servidores de secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual. No período de 8 a 12 foi realizado o curso “Tomada de Contas Especial (TCEsp): aspectos da Resolução TC No 36/2018” e, no dia 9, a oficina “Macroprocesso: Prestação de Contas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE)”.

 

Promovido com o apoio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), o curso de TCEsp foi ministrado por Daniel Tiné, diretor de Correição (DCOR/SCGE), via plataforma Microsoft Teams. Dentro do plano de aula, Tiné repassou o conceito e os objetivos da TCEsp, os casos em que deve ser instaurada, os agentes que estão sujeitos ao instrumento, as autoridades competentes para instauração, o processamento, além de outros pontos correlatos. A programação contou com a participação de 20 servidores.

 

Também promovida de forma virtual, a oficina “Macroprocesso: Prestação de Contas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE)” foi direcionada aos integrantes das Unidades de Controle Interno (UCIs) do Governo de Estado. Ao todo, participaram 35 pessoas. Ministrada por Jeison Silva, que integra a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), a capacitação teve como proposta orientar sobre como monitorar e apoiar as unidades gestoras quanto à prestação de contas do TCE-PE.

 

Na ocasião, Jeison fez a exposição do fluxo de mapeamento de tal atividade, por recomendações de pontos de controles mínimos a serem estabelecidos nos órgãos. O plano de aula incluiu, ainda, o fornecimento de instrumentos de monitoramento, a exemplo de planilhas eletrônicas.

 

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Estado, no enfoque do controle interno, a ECI/SCGE conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, o TCE-PE, a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028