Em dois meses, curso de suprimento de fundos contemplou 316 servidores estaduais

A iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado, faz parte da política de aprimoramento técnico dos servidores

 

Um total de 316 servidores estaduais participou do curso “Suprimento de Fundos”, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), nos meses de agosto e setembro. As atividades, 100% digitais, foram realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins, a Unicet, administrada pela Secretaria da Administração (Secad).

 

 

No primeiro ciclo, em agosto, foram capacitados 80 servidores. Já no segundo, neste mês de setembro, três novas turmas foram formadas, atendendo 236 pessoas. Estes foram indicados pelas respectivas pastas, sendo selecionados entre aqueles diretamente ligados às atividades de suprimento de fundos/adiantamentos, desde os supridos aos responsáveis pela análise ou prestação de contas.

 

Aproveitamento

 

A gerente-geral de Administração da Secretaria da Educação (Seduc), Dayane Guilhem, que participou do curso o considerou proveitoso. “Valeu muito a pena, esclareceu as dúvidas e nos fez pensar sobre a importância de um bom planejamento para que o suprimento de fundos seja utilizado somente em casos excepcionais.”     

 

O curso, realizado por meio da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno do órgão, alcançou os objetivos quanto à participação e aproveitamento dos inscritos. Assim observou a instrutora Elaine Cristina Zanetti Avelino, gerente de Orientações e Normas da CGE-TO.  

 

“O contato direto com o suprido ou com o responsável pela análise da prestação de contas possibilitou sanar as dúvidas de imediato, proporcionando maior efetividade do aprendizado. Além disso, a plataforma on-line possibilitou a participação dos servidores lotados nas unidades do interior do Estado permitindo maior alcance da CGE ao público alvo”, ressaltou.    

 

Política de aprimoramento técnico

 

O secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, ressalta que a promoção deste curso faz parte da política de capacitação técnica do órgão, o que se reflete na aplicação mais assertiva do dinheiro público.

 

“Uma preocupação constante do governador Mauro Carlesse é com a capacitação do servidor, para que a população seja bem atendida e os recursos bem aplicados. Por isso esse curso é tão importante, pois aperfeiçoa os setores envolvidos na gestão administrativa e constrói habilidades técnicas e gerenciais para a compreensão da sistemática de controle interno, fortalecendo o Sistema de Controle Interno Estadual”, concluiu o gestor.

 

Fonte:

Val Rodrigues/Governo do Tocantins