Entrega de novo painel do Cage Gerencial automatiza gerenciamento de dados de processos em tramitação no estado do Rio Grande do Sul

16 de Abril de 2021 ← ver outras

Foi apresentado, na primeira quinzena de abril, em evento virtual, acompanhado por aproximadamente 70 servidores da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage) e convidados, o Painel PROA, a entrega mais recente do projeto de Monitoramento Inteligente das Necessidades de Auditoria (MINA). Desenvolvida pela Divisão de Informações Estratégicas (DIE/Cage), a ferramenta, disponível no Cage Gerencial, reúne dados sobre movimentação de processos eletrônicos no Estado, gerados no sistema PROA (protocolo eletrônico). 

 

Além de uma visão geral dos processos, o Painel PROA permite ao usuário do Cage Gerencial, por meio da aplicação de filtros, personalizar os parâmetros da análise processual pretendida. Os indicadores, entre eles de volume de processos abertos e de atividades concluídas por mês, são apresentados na forma de gráficos, e suas informações são atualizadas diariamente pela equipe da DIE. É possível ainda o gerenciamento do tempo dispendido para conclusão dos processos e o controle daqueles que estão em andamento nas diversas unidades administrativas do Estado, bem como a visualização do fluxo percorrido por cada processo durante sua tramitação. 

 

 

“A entrega desse e de outros painéis que já foram concluídos é um grande impulso na nossa atividade”, ressaltou o contador e auditor-geral do Estado, Rogerio da Silva Meira, na abertura do evento. A execução orçamentária do Rio Grande do Sul ultrapassa R$50 bilhões. “É muita transação”. Por essa razão, frisou Meira, “a Cage não tem como fazer o melhor trabalho de auditoria sem prescindir de ciência de dados, de desenvolvimento eletrônico, e desenvolvimento de trilhas de auditoria”. 

 

Coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica da Secretaria da Fazenda, Rafael da Costa Passos renovou os cumprimentos aos envolvidos pela evolução do projeto MINA. Ano passado, a DIE entregou às equipes da Cage os painéis de monitoramento de diárias e do sistema de Integração Estado Fornecedor (IEF), trazendo, avaliou Passos, “grande benefício em termos de eficiência para gestão pública”. 

 

De acordo com a chefe da DIE, Liege Munhós de Campos, a reposição de servidores foi determinante para retomada no crescimento com a criação de soluções estratégicas. “Focamos em desenvolvimentos que substituam atividades predominantemente manuais, e que se baseiam em grande volume de dados. A precisão e agilidade na obtenção do resultado final são excelentes. A equipe da DIE está de parabéns”, finalizou Liege.

 

O projeto MINA (Monitoramento Inteligente das Necessidades de Auditoria) consiste na estruturação de uma solução que, através de técnicas de ciência de dados, atua como uma espécie de “malha fina” dos recursos públicos estaduais, encontrando inconsistências e indícios de irregularidades de forma proativa e automatizada, direcionando a atuação dos auditores da Cage, otimizando e qualificando o trabalho de auditoria. O MINA compõe o portfólio de projetos estratégicos da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz) e o Acordo de Resultados junto ao governo do Estado. 

 

Fonte: 
Gisele Gonçalves
Jornalista
Assessoria de Comunicação da Cage



CGE-MT prorroga inscrições do seletivo para contratação de analista de TI

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) ampliou de segunda-feira (06.12) para quarta-feira (08.12) o prazo de inscrições para o seletivo simplificado destin...

saiba mais

CGM-Niterói marca presença na 40° Reunião Técnica do CONACI

A controladora-geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, representando a CGM-Niterói, esteve presente na 40° Reunião Técnica do CONACI, que aconte

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018