Érika Lacet participa da V Semana de Controle da CGDF e Conaci

13 de Maio de 2021 ← ver outras

O segundo dia da programação da “V Semana de Controle”, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), realizado na tarde da quarta-feira (12), contou com a participação da secretária Érika Lacet, da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Promovido em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o evento aborda questões relacionadas à tecnologia aliada à transparência e ao controle, com a discussão de temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Com a mediação da superintendente central de Transparência da Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG), Soraia Dias, o primeiro painel da tarde – com mais de 570 pessoas online – teve como principal tema “LGPD e Controle Social”. De maneira dinâmica e interativa, ela fez perguntas para cada participante e abriu a discussão falando sobre a LGPD e a importância do cidadão.

 

A secretária Érika Lacet participou falando sobre “Ouvidoria e LGPD: formas de adequação”. Ela, que também é a ouvidora-geral do Estado de Pernambuco, ressaltou pontos importantes entre a legislação e a Ouvidoria, como o consentimento público e a cultura organizacional para implantação da Lei. Além disso, Érika também falou sobre a suposta sobreposição de uma Lei e outra. “Não há incompatibilidade, a LGPD não veio se sobrepor a LAI. A nova legislação federal não muda conceitos de forma alguma, no entanto, oferece mais segurança jurídica ao cidadão que está tendo seu dado tratado ali”, afirmou. Junto com ela, o ouvidor-geral adjunto da União, Fábio Valgas, também participou do painel, ressaltando pontos da LAI e LGPD.

 

Já o segundo painel da tarde, abordou o tema “Tecnologia aliada à transparência e ao Controle”, sendo moderado pelo controlador-geral da CGDF, Paulo Martins. Como painelistas, participaram a pesquisadora da Transparência Internacional, Maria Domingues, e a coordenadora de Advocacy e pesquisadora na Open Knowledge Brasil, Danielle Bello. Elas falaram sobre “O papel da tecnologia no âmbito da transparência e Controle Social”. Houve, ainda, a apresentação, pela primeira vez, da IZA, uma inteligência artificial para agilizar o trabalho das ouvidorias do GDF. Um robô foi criado para facilitar a participação da população e possibilitar respostas mais rápidas ao público.

 

SOBRE O EVENTO – Aberta na última terça-feira (11), a “V Semana de Controle” da CGDF segue até esta quinta-feira (13) e é voltada para auditores de Controle Interno, servidores públicos do Distrito Federal, dos municípios, dos estados e do Governo Federal, além de funcionários de empresas e estudantes universitários e outros profissionais que atuam nas áreas de auditoria interna, transparência e controle social, ouvidoria, correição, governança, compliance e gestão interna.

 

O evento é realizado pela CGDF e correalizado pelo Conaci, conta com o apoio da Escola de Governo (Egov), do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAI) e do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT). Todo o material será mantido no canal da CGDF no YouTube (bit.ly/2YdHEjY).

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018