Escola de Controle Interno promoveu mais de 200 capacitações online no mês de abril

Com uma extensa programação de eventos, a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), promoveu em abril, mais de 200 capacitações. Ao longo do mês, foram realizados cinco cursos – dos quais um novo, com duas turmas – e duas oficinas, somando 118 horas/aula no formato de Ensino a Distância (EAD), em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe).

 

Direcionada para os servidores de órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, principalmente os que atuam nas áreas de orçamento fiscal, auditoria, ouvidoria e correição, a programação teve início com o curso “Módulo A do SICONV – atos preparatórios e execução”, ministrado por Thaís Siqueira, diretora de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE).

 

Em seguida ocorreram as capacitações em “Convênio de Despesa sob a ótica da legislação estadual” e em “Tomada de Contas Especial: aspectos da Resolução TC nº 36/2018”. Os instrutores foram, respectivamente, Fabiana Ferreira, coordenadora de Informações de Convênios e Regularidade da DCON, e Daniel Tiné, diretor de Correição (DCOR/SCGE).

 

Novo na grade da Escola, o curso “Prestação de Contas Eletrônicas através do SEI Pernambuco” contou com duas turmas, a primeira delas ministrada por Simone Leite, chefe da Unidade de Contas do Governo da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE); e a segunda por Jamerson Souza, coordenador de Orientação e Contas de Governo da DOGI. Nesse mesmo período, a ECI promoveu o curso “Módulo B do SICONV – execução e prestação de contas”, novamente com Thaís Siqueira.

 

Também em parceria com o Cefospe, a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro realizou duas oficinas em torno do tema “Sistema de atualização das páginas da Lei de Acesso à Informação (LAI)”, direcionadas exclusivamente aos ouvidores e autoridades da LAI do Governo de Pernambuco e tendo como titular Luiz Geraldo Albuquerque, que integra a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE).

 

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores do Estado, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).