Espírito Santo: Conselho Estadual de Controle e Transparência realiza segunda reunião

 

Aconteceu, na tarde da última quarta-feira (14), a segunda reunião do Conselho Estadual de Controle e Transparência. A reunião teve início às 14h, no auditório da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), sob a coordenação do secretário executivo do Conselho, Ricardo Monteiro, também auditor do Estado e assessor de planejamento da Secont.

 

Participaram da reunião o coordenador do Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Contas do ES, Luiz Felipe Vellozo Nogueira; a gerente de Controle Interno do Ministério Público do ES, Terezinha Espíndola Travassos; o subdiretor geral da Assembleia Legislativa do ES, Octavio Luiz Espíndula; a coordenadora de acompanhamento e gestão do Tribunal de Justiça do ES, Simone Calimam Rangel; a secretária de Controle Interno do Tribunal de Justiça do ES, Daniela Lordello Colnago; o chefe de gabinete da Defensoria Pública do ES, Saulo Alvim Couto; o coordenador de auditoria da Secont, Altamiro Enésio Scopel; o subsecretário do Estado de Controle, Pablo Rodnitzky; a supervisora do setor de Controle Interno da Assembleia Legislativa do ES, Graziela Ortega; e o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do ES, Eduardo Rios Santos.

 

Na ocasião, foi apresentado o andamento dos grupos de trabalhos do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) que tratam do projeto de elaboração do Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público (MCIASP) e da Avaliação da Execução de Programas de Governo (AEPG), sob o comando de Ricardo Monteiro e Altamiro Scopel.

 

“Essa segunda Reunião também teve como objetivo discutir um plano de ação para o Conselho para o biênio 2013-2014. O Conselho é composto por representantes do Governo do Estado, TCE ES, TJ- ES, Assembleia Legislativa do ES, Defensoria Publica e Ministério Publico. O papel fundamental do Conselho Estadual do Controle Interno (Ceci) é organizar e aperfeiçoar o sistema de controle interno estadual envolvendo os órgãos e poderes constituídos já citados. Das ações que podem resultar no plano de ação, temos, como exemplo, capacitação, ações de controle e normatização de procedimentos de auditoria”, disse o coordenador de auditoria da Secont, Altamiro Enésio Scopel.

 

Além disso, os integrantes do Conselho contaram com a apresentação do Plano de Ação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para implantação do Controle Interno, comandado por Luis Filipe Velloso Nogueira de Sá. Concluindo as apresentações, a representante do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Daniela Lordello Colnago, mostrou a estrutura organizacional do órgão. Em seguida, foram discutidos a Elaboração do Plano de Atividades do Conselho, Questões de Ordem e Encaminhamentos Gerais.

 

 ————————————————

 

 

Informações para a imprensa:

 

Assessoria de Comunicação Secont:  Aline Cesconetto

Contatos: (27) 3636-5354 – aline.duarte@secont.es.gov.br
Texto e foto: Ludymila Prates