Fortaleza é a 4ª capital mais transparente ao enfrentamento do novo coronavírus

O Índice de Transparência da Covid-19 é desenvolvido pela Open Knowledge BR

 A Prefeitura de Fortaleza é mais uma vez destaque de uma administração transparente. A capital ficou em 4º lugar no ranking transparência COVID, alcançando pontuação 75, conforme avaliação realizada pela ONG Open Knowledge BR. A entidade avaliou a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus com base nas informações publicados em portais oficiais da União, estados brasileiros e suas capitais.

 

O Índice de Transparência da Covid-19, desenvolvido pela Open Knowledge BR, consiste de um indicador composto por três dimensões: Conteúdo, Regularidade e Formato. Cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, totalizando 26 indicadores. O Índice é representado em uma escala de 0 a 100, em que 0 representa o ente menos transparente e 100, o mais transparente. Confira aqui o ranking Transparência Covid-19 (https://transparenciacovid19.ok.org.br/).

 

Entre as ações que contribuíram para esse reconhecimento está a criação do Comitê de Controle, Transparência e Governança, que surgiu com o objetivo de promover e assegurar que os gastos públicos relacionados ao novo coronavirus fossem ofertados com maior transparência à população. A administração Roberto Cláudio lançou um hotsite especial sobre as ações de enfrentamento à pandemia em Fortaleza e a criação de uma área exclusiva no Portal da Transparência com divulgação dos contratos firmados, processos de aquisição, despesas aplicadas e instituição de uma ouvidoria, permitindo ao cidadão exercer controle social sob a gestão pública municipal.

 

Essas e outras medidas levaram Fortaleza novamente a ser considerada a 4ª capital mais transparente do Brasil, durante o mês de maio, pela organização não governamental Transparência Internacional (TI).

 

Para a secretaria chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Luciana Lobo, esse reconhecimento vem mostrar o compromisso da gestão com uma administração transparente. “A transparência pública trata, portanto, do aumento da visibilidade dos gastos efetivados pelo governo com qualidade de informação e em espaço temporal. Assegurar o acesso a essas informações facilita o envolvimento de outros setores da sociedade na construção de soluções com a gestão pública”, ressaltou Luciana.

Knowledge Brasil (OKBR)

 

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizando análise de políticas públicas e promovendo o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

 

Saiba mais

 

Desde 2014 a gestão Roberto Cláudio tem sido destaque de uma administração transparente, quando implantou o Sistema de Informação ao Cidadão (e-sic). Em 2016, a Prefeitura de Fortaleza é considerada a cidade mais transparente do Ceará, ficando em 1º lugar, conforme pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No mesmo ano, o município foi considerado a 5ª capital do Brasil, de acordo com o ranking da Controladoria Geral da União (CGU). A gestão inovou ao apresentar em 2018, uma nova plataforma para o e-sic, remodelando e aperfeiçoando as ações de Transparência no Município.

 

 

Já em 2020, durante o mês de março a CGU divulgou o resultado da 3ª avaliação da Escala Brasil Transparente, colocando Fortaleza entre as 11 capitais mais transparentes do País, conquistando dessa forma a nota máxima (10,0) nos quesitos dessa metodologia.

 

 

Fonte:
Prefeitura de Fortaleza
Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)
Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – Fortaleza – CE
Assessoria de Comunicação: (85) 3465 2184
Assessor – Eduardo Lobo (85) 996017659
Jornalista – Especialista em Assessoria de Comunicação
MTE JP 2083/CE