Gerenciamento de pessoas e papéis de liderança foram pautas abordadas no encerramento do XVI Encontro Nacional

Ontem, 24, foi o último dia do XVI Encontro Nacional de Controle Interno: Ciclo de Debates, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Controladoria-Geral da União (CGU). O tema abordado foi “Gerenciamento de Pessoas na Auditoria Interna: os Papéis da Liderança e da Motivação na Escalada de Capacidades”. Paulo Grazziotin, do Gestão em Gotas, nas redes sociais e a cofundadora e membro da equipe @somosauditores, Dheymia Lima, foram os debatedores. O auditor Federal de Finanças e Controle, Marcus Braga, foi o mediador do evento. Esta edição do Encontro Nacional contou com mais de 13 mil visualizações em todas as lives.  

 

O secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Leonel,  fez o encerramento oficial do evento, representando o Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário. Leonel falou sobre a importância de ter um aprendizado contínuo e sobre a situação brasileira em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). O secretário destacou cada debate e ressaltou que “todas as palestras nos levam para nos preparar para esse novo momento, cada vez melhor”. E, enfatizou a relevância da parceria entre o Conselho e a União. 

 

“A gente não faz controle sozinho, a gente faz controle se articulando dentro do Controle Interno, articulando com o Controle Externo, com a população e com o gestor, nós precisamos envolver todo mundo”, lembrou Marcus Braga na abertura do encontro online. Ele mediou as perguntas dos convidados para os debatedores. 

 

O tema desse último debate envolveu as pessoas e a importância delas no processo da Auditoria Interna. Por isso, Dheymia ressaltou as competências que um auditor deve ter para contribuir com o trabalho e quais os atributos as Auditorias devem oferecer aos trabalhadores. “O produto do nosso trabalho é a melhoria, é a mudança que este produto vai gerar na organização, é o benefício que ele entrega. Eu acredito que este é o benefício do nosso trabalho e é por isso que nós precisamos de pessoas”, explicou a cofundadora.  

 

Grazziotin, com sua fala carregada de emoções e literatura, falou sobre a diferença entre um líder e um chefe. A liderança ensina, dá exemplo e trabalha em conjunto com os colaboradores. Como Paulo mesmo explicou, “qualidade na auditoria interna é responsabilidade de todos, mas pode se transformar em responsabilidade de ninguém sem a liderança adequada nessa unidade de auditoria interna”. Além disso, lembrou o quanto a pandemia afetou as pessoas, o número de suicídios aumentou e, muitas vezes, os recursos humanos das instituições não sabiam como lidar. Por isso, ressaltou que “as pessoas não são máquinas”. 

 

O gerenciamento de pessoas é um ponto indispensável em qualquer setor, e tornar o trabalho dos colaboradores mais acessíveis é um papel do líder. Por isso, Dheymia lembrou “seja você a mudança que a profissão precisa!” 

 

Indicação de livros dos palestrantes 

IPPF (International Professional Practices Framework) – IIA 

21 lições para o século 21 – Yuval Noah Harari 

Em busca do sentido – Viktor E. Franki 

Trusted advisors – IIA 

A estrutura global de competências – IIA 

Great: Ótimas Formas de Motivar sua Equipe – IIA 

 

Apresentação do Paulo Grazziotin 

 

Apresentação da Dheymia Lima 

 

Confira o debate na íntegra AQUI