Gestão, comunicação e atuação integrada foram os temas do 1º dia da V Semana de Controle

Hoje, 11, foi o primeiro dia da V Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), coorganizada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). “Gestão e comunicação em tempos de pandemia” e “Atuação Integrada do Controle em prol da melhoria da gestão pública” foram os temas discutidos durante o evento. As atividades, que aconteceram no canal da CGDF, no Youtube, contaram com interação dos participantes via chat.

 

O evento conta com o apoio da Escola de Governo (Egov), do Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI) e do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT). A Semana de Controle é voltada para a capacitação e para o aperfeiçoamento técnico de servidores das áreas de Auditoria Interna, Transparência e Controle Social, Ouvidoria, Correição, Governança, Compliance e Gestão Interna.

 

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, iniciou a abertura do evento falando sobre a importância do Controle Interno para a gestão, além de ressaltar os temas que serão discutidos ao longo dos dias, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O controle interno é fundamental para uma gestão integra e eficiente”, destaca Ferraz. O secretário de Estado da Economia do Distrito Federal, André Clemente, falou sobre como a sociedade se reinventou durante a pandemia com a tecnologia, tornando-se cada vez mais digital. 

 

Além deles, o embaixador da República portuguesa no Brasil, Luis Ramos, lembrou a carga negativa que a palavra “controle” possui para a sociedade e que precisa ser minimizada. Outro ponto que foi ressaltado é que a V Semana de Controle tem a ver não só com a experiência, mas também com a tecnologia, área jurídica. O controlador-geral do DF, Paulo Martins, ressaltou que “compartilhar é crescer”, por isso, esta é a primeira edição totalmente online com mais de 700 pessoas assistindo simultaneamente. 

 

Gestão e controle emocional 

 

“Tenha paciência com todos, ninguém está no seu melhor”, esta foi uma das principais falas do palestrante comportamental e especialista em Psicologia Positiva, Ricardo Barros. O professor fez uma palestra muito didática e interativa ressaltando o emocional das pessoas antes e depois da pandemia e como transformar os sentimentos durante este momento. Ricardo deu várias dicas aos participantes como, por exemplo, compreender-se em um coletivo maior, não se cobrar muito, criar rituais prazerosos, estabelecer limites, evitar descontar a ansiedade em outros. 

 

Além disso, Barros falou sobre como transformar a gestão e a liderança de uma forma mais leve durante o período de pandemia. Desenvolvendo competências socioemocionais, valorizar as pessoas, transbordar carinho, harmonizar tensões, interesses, expectativas e acolher, adaptar, aprender, sintonizar superar e surpreender. 

 

Controle Interno, Correição e Ouvidoria

 

O primeiro painel da 5ª edição da Semana de Controle da CGDF teve como tema a “Atuação Integrada do Controle em prol da melhoria da gestão pública”. O moderador do painel foi o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, com a participação dos servidores da CGDF: o subcontrolador de Controle Interno, Gustavo Lírio, a subcontroladora de Correição Administrativa, Ismara Roza e a ouvidora-geral do DF, Cecília Souza. 

 

Este painel englobou o trabalho do Controle Interno, da Correição e da Ouvidoria como uma atuação integrada entre eles e mostrou como cada um melhora o serviço do outro. O moderador fez a abertura sobre o tema e iniciou o debate perguntando sobre o modelo de três linhas para o subcontrolador. Além disso, lembrou que “o controle é um dever de todos dentro da administração pública”. 

 

Lírio falou sobre o guarda-chuva da controladoria-geral que envolve o Controle Interno com a Auditoria Interna e a Correição e o Controle Social com a Ouvidoria e a Transparência. Além disso, explicou sobre o modelo de três linhas do IIA e sugeriu as “Três linhas do sistema de Controle Interno” que visa se adequar mais as estruturas brasileiras. Segundo ele, a primeira linha é a de gestão que executa o controle e gerencia riscos. A segunda linha é das Unidades de CI (UCIs) que gerencia controles, monitora riscos e orienta a gestão. E, a terceira é da AI que avalia e desempenha os controles, a gestão de riscos e oferta consultoria. 

 

Já a subcontroladora falou sobre o trabalho da correição voltado tanto ao papel preventivo quanto ao repressivo e o alinhamento com a Ouvidoria. Ressaltou também sobre os mecanismos consensuais e as ferramentas que colaboram com a administração pública. “A gente tem hoje inúmeros instrumentos para a gente evitar essa burocratização do sistema. Essas ferramentas são baseadas em eficiência, em economicidade, transparência, interesse público, são instrumentos de resolução consensual de conflitos que vão eliminar a própria instauração de procedimentos administrativos”, explica Ismara. 

 

“Como nós vamos falar de auxílio a gestão, de melhoria na administração pública, sem falar no cidadão? Sem contemplar as demandas e percepções da sociedade?”, foi assim que a ouvidora iniciou o bate-papo sobre o assunto. Cecília lembrou que o cidadão é o principal contribuinte e receptor dos serviços da gestão pública e, por isso, deve reclamar, denunciar, sugerir, elogiar. Assim, “as informações não são da Ouvidoria, são percepções da sociedade e que podem ser úteis para melhoria dos serviços públicos”, como explica a ouvidora

 

Confira a programação dos próximos dias 

 

No dia 12 de maio, segundo dia da V Semana de Controle da CGDF, os participantes vão discutir sobre um tema atual e fundamental para órgãos públicos e empresas: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A moderadora Soraia Ferreira Quirino Dias, da Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG), conduzirá o debate com a secretária da Controladoria-Geral de Pernambuco (SCGE-PE), Érika Lacet, que vai falar sobre as formas de adequação à LGPD. Além disso, o ouvidor-geral adjunto da União, Fábio Valgas, vai explicar a Lei de Acesso à Informação (LAI) relacionada à LGPD.
 

Logo em seguida, vai acontecer um debate sobre a tecnologia aliada à transparência e ao controle, com o moderador Paulo Martins, controlador-geral do DF, e convidados da Controladoria-Geral do DF, com o tema “Tecnologia aliada à transparência e ao Controle”.

 

Experiência europeia

 

No terceiro e último dia da Semana de Controle, 13, serão dois painéis. O primeiro tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão de como foi e é “A Regulamentação da Proteção dos dados pessoais no Brasil e na Europa”, trazendo um contraponto com a experiência europeia. Será debatido também o tema “Governança, Transparência e Controle”, abordando a visão do controle externo e a gestão de riscos como instrumento de governança.

Não conseguiu assistir ao vivo? Confira AQUI!