Governo de Goiás abre consulta popular para novo Portal da Transparência

O governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), vai reformular seu Portal da Transparência. Por conta disso, a CGE disponibilizou no site  www.transparencia.go.gov.br uma consulta pública sobre quais são as melhorias que o cidadão quer ver incorporadas ao novo portal. Em 2019, até a primeira quinzena de setembro, o Portal da Transparência de Goiás registrou mais de 1,7 milhão de visualizações. As principais buscas estão relacionadas à folha de pagamento e aos empenhos e pagamentos realizados pelo governo.

 

Para acessar o formulário de consulta, basta clicar no banner “Transparência na administração pública é direito do cidadão! Participe da construção do novo Portal da Transparência”, que fica no alto da página. Ao acessar o formulário, o usuário é questionado se encontrou o que procurava, de forma clara e acessível e aberto espaço para sugerir o que pode ser criado, melhorado ou modificado.

 

De acordo com a superintendente de Transparência, Vania Cristina Gonçalves da Silva, a perspectiva é de que o novo portal seja inovador, intuitivo e mais próximo do cidadão. “Continuaremos a atender à legislação nos aspectos técnicos mas queremos melhorar em termos de usabilidade e clareza para o cidadão”, afirma.

 

Inovações

Para se ter uma ideia, parte dessas mudanças está relacionada com a forma que o conteúdo será indexado e disposto na página. “Além da forma que já fazemos atualmente, e que atende à legislação, vamos disponibilizar as informações por painéis temáticos, ou seja, saúde, educação, segurança, etc.”, exemplifica Vania.

 

“Nós acreditamos que a experiência de uso do novo site facilitará a pesquisa e a apuração das informações por parte do cidadão, de forma a popularizar e fortalecer essa ferramenta de controle social que é o site da transparência”, complementa a superintendente.

 

Inicialmente, a consulta não tem prazo definido para ser retirada do ar. Serão feitos contatos entidades organizadas da sociedade civil, tais como ONGs e jornalistas. A previsão da CGE é de que o novo portal esteja totalmente remodelado em 2020.

 

O acesso à informação contribui para aumentar a eficiência do Poder Público, diminuir a corrupção e elevar a participação social. É um direito do cidadão e dever do Estado, assegurados pela Constituição Federal e regulamentados pela Lei federal 12.527/2011 e pela Lei estadual 18.025/2013.

 

Fonte:

Comunicação Setorial
Controladoria-Geral do Estado de Goiás

Contato: 3201-5372