Governo de Goiás lança projeto Embaixadores da Cidadania

O objetivo é capacitar cidadãos para participar em assuntos públicos e emitir certificação da universidade em cidadania e participação social

 

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) e em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou o projeto Embaixadores da Cidadania. Trata-se de um programa de certificação que tem o objetivo de acionar, por meio da capacitação estruturada, o conhecimento dos dispositivos constitucionais atrelados à cidadania. Poderá participar da iniciativa qualquer cidadão de 16 anos ou mais disposto a aprimorar e produzir um projeto que vise a uma interferência social.

 

Ao debater temas ligados à cidadania, a administração estadual busca construir uma cultura política transformadora e participativa, em especial na sociedade goiana. Com duração de aproximadamente cinco meses e encerramento previsto para dezembro, é esperada a participação e capacitação direta de até 500 candidatos em diversos temas referentes ao exercício da cidadania e da participação social.

 

As inscrições, gratuitas, estão abertas até 7 de junho e serão realizadas no site do projeto (www.embaixadoresdacidadania.go.gov.br). Pode participar do Embaixadores da Cidadania qualquer cidadão disposto a conhecer mais sobre valores fundamentais da vida em sociedade, do funcionamento e diretrizes da administração pública, bem como sobre as oportunidades de participação cívica previstas na legislação brasileira.

 

 

O projeto está estruturado em duas fases. A primeira conta com etapas teóricas e pílulas de conhecimento. Os cursos teóricos foram desenvolvidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) e serão ofertados por EaD em ambiente virtual. Na segunda fase, os participantes serão estimulados a desenvolver um projeto social que contribua ou possa ser aplicado em sua comunidade. Ao final, será concedida pela UFG uma certificação de 180 horas para aqueles que concluírem as etapas.

 

Os conteúdos e atividades feitos ao longo do curso permitirão que os cidadãos participantes entendam a importância da participação ativa na sua comunidade e no Estado. Como resultado, é esperado que o Embaixadores da Cidadania se desenvolva como um instrumento eficaz para influenciar diretamente no desenvolvimento de uma cultura política que torne o cidadão goiano um agente ativo e participativo na construção das políticas públicas que incidem sobre ele e sobre sua comunidade.

 

Também são parceiros do projeto o Ministério Público de Goiás, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, a Controladoria-Geral da União, a Secretaria Educação de Goiás, a Organização das Voluntárias de Goiás, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a Agência Brasil Central, entidades e projetos como o Voto Consciente, Lobby Social, Politize!, Goianas na Urna, e a agência de dados Fiquem Sabendo. Estas instituições também cederão técnicos e integrantes que atuarão como facilitadores das atividades, em conversas sobre suas áreas de atuação, gravadas e disponíveis aos participantes inscritos.​

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372