I Semana da Controladoria promove mesa de diálogo sobre governança na gestão pública nesta terça, 14

Evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da CGE Tocantins, a partir das 14h

 

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realiza nesta terça-feira, 14, a mesa de diálogo “Governança na gestão pública”. A transmissão será ao vivo e ocorrerá via canal da CGE-TO no YouTube  – https://bit.ly/3laixta. A atividade faz parte da I Semana da Controladoria: promovendo a governança. O evento teve início pela manhã com abertura oficial pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, e demais autoridades.

 

A temática da mesa desta terça-feira será abordada pelo assessor especial de Gabinete do Procurador-Geral de Contas, do Ministério Público de Contas do Tocantins, Júlio Edstron; pelo secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Tocantins, Rolf Costa Vidal. A mesa terá como moderador o secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda.  

 

As inscrições para as mesas de diálogos, palestras, oficinas e cursos continuam abertas, por meio do link: https://forms.gle/8rrbNEZJm5qixkTCA . Quanto aos certificados de participação, serão emitidos pela Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), unidade da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

 

Evento

 

O evento segue até a próxima sexta-feira, 17, visa ser um espaço de discussão, troca de experiências e debates em torno das temáticas do controle interno, da transparência, do controle social, da ouvidoria e da correição.

 

A I Semana, a Controladoria objetiva fomentar a governança, conceito que se caracteriza por um conjunto de ações levadas a efeito de forma transparente e eficaz por Estado, empresas e sociedade civil, visando uma solução inovadora dos problemas sociais. Dessa forma, cria possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentável para todos os cidadãos e cidadãs.

 

Programação

 

Dentro da programação acontecem as palestras, “Programa de Integridade: a experiência de Minas Gerais”; “Governança na gestão pública”; “A aplicabilidade da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021- Lei de Licitações e Contratos Administrativos” e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Também faz parte da programação, a realização de cursos nas áreas de suprimento de fundos; e de gestão e fiscalização de contratos no âmbito da administração pública, cuja temática se refere à área de controle interno. Esses cursos serão ministrados pela equipe da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno.  

 

Já na área de correição, acontece o lançamento do Manual de Procedimento Administrativo Disciplinar e Sindicância; a realização de uma oficina sobre procedimentos investigativos na atuação correcional e uma mesa de diálogo sobre violência laboral, assédio moral e sexual.

 

São atividades da área de ouvidoria no evento, a oficina “Mecanismos de controle social na gestão pública: a ouvidoria e o portal da transparência”.

  

 

Público

 

A programação é direcionada a servidores estaduais e municipais que atuam nas áreas de controle interno, transparência e ouvidoria, e correição; estudantes universitários de cursos correlatos e a sociedade civil organizada. Está aberta a participação de todos os interessados e interessadas.   

 

Também é parceira no evento a Secretaria da Comunicação (Secom).

 

Fonte:

CGE-TO