Impacto do Covid-19 na Auditoria Interna em perspectiva internacional comparada é tema de reunião do Conaci

Proatividade, visão e foco no futuro, além de agilidade nas respostas e entregas das auditorias internas foram alguns dos temas discutidos

 

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, e o 2º vice-presidente, Carlos Eduardo Girão, participaram na última segunda, 20, de reunião virtual com os países integrantes da rede PEMPAL (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning), para abordar o impacto do Covid-19 nas ações de Auditoria Interna. Países como Holanda, Ucrânia, Reino Unido e África do Sul apresentaram suas experiências. Na ocasião, os principais assuntos tratados foram a flexibilização e adaptação do trabalho de auditoria interna durante a crise e como a Auditoria pode atuar para agregar valor à administração pública neste momento. 

 

A Holanda, por exemplo, informou que adotou como principais medidas: o uso intensivo de tecnologia, mantendo o contato com auditados e com colaboradores; entrevistas de campo via videoconferência; assinaturas digitais; produção de trilhas de auditoria; fortalecimento do papel consultivo na formulação e implantação dos pacotes, dando suporte à linha de frente (formação de decisões) e fornecendo informes regulares à Alta Administração (via briefing);  e a adoção de um papel proativo no que se refere à identificação de novos riscos (p.ex. vazamento de informações). 

 

Em relação aos desafios, o Reino Unido aponta a tecnologia, a segurança da informação e a gestão da força de trabalho como principais. Já a África do Sul, apontou a falta de integração entre os sistemas e a análise documental de processos como grandes dificultadores. Na Ucrânia, falta capacitação dos auditores em tecnologia da informação e uma unidade de central de harmonização.

 

Pesquisa realizada na Holanda e na Bélgica sobre Auditoria Interna na crise demonstrou que aproximadamente 60% dos entrevistados concordam que “a Auditoria Interna consegue adicionar valor na gestão da crise” e discordam que “a Auditoria Interna deve ficar fora do caminho durante uma crise”. Além disso, algumas palavras e expressões como “resiliência”, “lembretes”, “contato próximo e regular”, “ligações”, foram as respostas mais comuns citadas para manter a moral dos servidores em alta durante o período de teletrabalho. 

 

Além disso, Girão explica que a reunião foi importante para entender que problemas como a perda de ânimo da equipe, perda de capacidade operacional, dificuldades com a gestão de dados e sistemas, estão acontecendo em muitos órgãos e a nível mundial, estando todos inseridos nos desafios deste “mundo novo”. Assim, ao dividir experiências nessa conferência com referenciais mundiais em controle, nota-se que a necessidade de adequação dos meios é um ponto em comum para todos. “A troca de experiências sempre é importante. Essa em questão nos leva a ver que as Administrações Públicas não estavam preparadas para uma crise desse tamanho” ressalta Girão.

 

Disseminar para aprimorar

 

A parceria entre o PEMPAL e o Conaci já rende bons frutos, a exemplo da disponibilização dos materiais traduzidos no site do Conselho e da participação da instituição nos eventos virtuais da IACOP (Internal Audit Community of Practice). 

 

Hoje, 23, o presidente do conselho, Leonardo Ferraz, e o 2° vice-presidente, Carlos Girão, apresentarão os impactos da Auditoria Interna, em perspectiva comparada, aos demais membros do Conselho e a seus servidores. A quinta reunião de discussão do Controle Interno para o enfrentamento da crise gerada pelo Covid-19, vai tratar esta pauta, por meio de videoconferência, e discutir soluções para superar os efeitos causados no Brasil. Girão comenta que “a reunião do PEMPAL demonstrou a necessidade de se adaptar, flexibilizar e revisitar conceitos, em um momento como o que estamos vivendo”, demonstrar essa realidade aos membros é uma forma de aprimorar as atividades em prol do controle.

 

Sobre o PEMPAL

 

A rede de Aprendizagem Assistida por Pares de Gerenciamento de Despesas Públicas (PEMPAL) favorece a troca de experiências de especialistas nas áreas de controle interno, auditoria interna e finanças públicas nos países da Europa e Ásia Central. A rede é dividida em três Comunidades de Prática (COPs): Orçamento (BCOP), Auditoria Interna (IACOP) e Finanças (TCOP). As comunidades servem para facilitar o intercâmbio de boas práticas dos 20 países membros, por meio de reuniões virtuais e presenciais. O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar.

 

Saiba mais sobre o intercâmbio de experiências Conaci e PEMPAL: AQUI