JOÃO PESSOA É ESCOLHIDA COMO CIDADE PÓLO PARA RECEBER SEMINÁRIO NA ÁREA DE CONTROLE INTERNO PROMOVIDO PELO BANCO MUNDIAL.

Na última quinta-feira (10/10/2019) o município de João Pessoa foi escolhido para receber um dos três Seminários que serão promovidos pelo Banco Mundial voltados para a área de Controle Interno no Setor Público, juntamente com os Estados do Paraná e de Tocantins.

 

A escolha da capital paraibana como única para sediar esse evento em 2020 só foi possível graças ao município de João Pessoa/PB, por meio de sua Controladoria-Geral do Município-CGM, atender a diversos critérios da seleção, dentre eles a de possuir uma Controladoria legalmente instituída bem como de dispor de quadro próprio de Servidores Concursados (Auditores e Técnicos de Controle) para atuar na área. 
 

 

A CGM/JP encontra-se filiada ao CONACI (Conselho Nacional de Controle Interno), outro requisito para poder ser escolhido, sendo esta entidade a responsável por proceder a apuração do resultado das entidades que se candidataram em receber o evento. Importante destacar que a CGM/JP foi a única Controladoria Municipal a ser escolhida nessa seleção. As outras duas escolhidas foram a Controladoria do Estado Paraná e a do Tocantins.

 

O SEMINÁRIO


 
Fonte: Manual do modelo IA-CM.

 

O Seminário abordará o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), metodologia de patrão internacional já definido pela Controladoria Geral da União – CGU e pelo CONACI como modelo a ser seguido. Conforme informado pela Controladora-Geral do Município, Sra. Regina Santos, o evento “será uma ótima oportunidade para troca de práticas com profissionais da área de controle com expertise no assunto”. O período de realização do evento encontra-se previsto para o primeiro semestre de 2020. Maiores detalhes como programação e inscrição serão oportunamente divulgados.
 

 

Fonte:

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/