Lançamento do SisPMPI coloca Minas Gerais à frente na promoção da integridade

CGE-MG é pioneira ao colocar em prática uma metodologia específica e já bem desenvolvida de formulação, execução, monitoramento e avaliação de planos de integridade.

 

Ontem (15/10/2020) a Controladoria-Gedral do Estado de MG lançou os dois primeiros módulos do Sistema do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (SisPMPI). Com esses módulos já é possível a inserção dos planos de integridade dos órgãos e instiituições e o acompanhamento da execução de suas ações. Além disso, houve também a apresentação do novo Portal e da nova identidade visual do PMPI.

 

O SisPMPI inaugura uma nova fase em relação ao Plano Mineiro de Promoção de Integridade, fortalecendo as ações e diretrizes estabelecidas no Decreto 47.185/2017. “O desenvolvimento do Sistema PMPI não é apenas um processo de elaboração de um novo sistema de informática. É um processo de amadurecimento de toda a equipe envolvida no projeto na forma como o Plano Mineiro de Promoção da Integridade deve ser formulado, executado, monitorado e auditado.”, afirmou Tatiane de Jesus Silva, Diretora Central de Integridade da CGE.

 

O SisPMPI apoiará a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação dos Planos de Integridade dos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais. Composto por quatro módulos (formulação, execução, monitoramento e avaliação), cada qual cuidadosamente elaborado para o grupo de usuários que o utilizará de forma mais direta, o SisPMPI é uma inovação que apoiará bastante a ação das Controladorias Setoriais e Seccionais na institucionalização do PMPI.

 

Com este lançamento, a CGE-MG torna-se pioneira ao colocar em prática uma metodologia específica e já bem desenvolvida de formulação, execução, monitoramento e avaliação de planos de integridade.

 

“Após uma fase de institucionalização do PMPI, o Governo de Minas parte agora para uma fase de consolidação dos planos de integridade. Se Minas Gerais já inovou ao promulgar o Plano Mineiro de Promoção da Integridade, estamos seguindo à frente, oferecendo as diretrizes e os ferramentais necessários para que as ações de integridade sejam executadas, monitoradas e avaliadas.”, explicou o Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Thomaz Barbosa.

 

Os módulos 1 e 2 já estão totalmente aptos para a inserção dos planos de integridade e para a execução das suas ações. Para o monitoramento e a avaliação, os módulos 3 e 4 serão lançados no início de 2021.  

 

 

O Novo Portal do PMPI

 

Com um domínio agora vinculado diretamente ao Governo do Estado de Minas Gerais (http://pmpi.mg.gov.br), o Portal do PMPI substituirá o antigo hotsite criado na ocasião de lançamento da Campanha de Integridade no ano de 2019.

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informática da CGE-MG, com a colaboração da Assessoria de Comunicação e as diretrizes da Diretoria Central de Integridade, o novo site foi elaborado para ser um instrumento de referência para todos os órgãos da Administração Pública Estadual em relação ao PMPI.

 

O site possui seções específicas para a disponibilização de todos os planos de integridade já formulados pela Administração Direta e Indireta do Governo do Estado de Minas Gerais, para a disponibilização de materiais instrucionais, normativos e materiais audiovisuais, para a inserção de projetos e ações diretamente relacionadas com os planos de integridade de todos os órgãos do governo e para disponibilizar as apresentações das assessorias técnicas realizadas pela CGE-MG nos órgãos e entidades estaduais.

 

Contará também com seção para as notícias diretamente vinculadas ao PMPI e com um painel de indicadores que deixará mais transparente à toda população mineira as informações relacionadas com o cumprimento do Decreto Estadual nº 47.185/2017.

 

Para que o site sempre tenha conteúdo novo e se torne uma referência para todos, a Diretoria Central da Integridade solicita que os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual colaborem enviando e-mails com sugestões de pautas, notícias, projetos e ações diretamente relacionadas com o PMPI para integridade@cge.mg.gov.br.

 

 

Fonte:

Ully Schreck

Assessora Comunicação CGE-MG