Mato Grosso do Sul: Diretoria do Conaci se despede em evento com apresentação de resultados

Carlos Girão, controlador-geral de MS, colaborou com a gestão ocupando o cargo de 2º vice-presidente

 

A atual diretoria do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) apresentou um balanço das ações realizadas pela equipe – no biênio 2019-2021 – ao final da 40ª Reunião Técnica da entidade que aconteceu simultaneamente (on-line e presencial) nos dias 2 e 3 de dezembro, em Goiás.

 

O controlador-geral de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda ocupou, neste período, o cargo de 2º vice-presidente do Conaci e agradeceu pela oportunidade e confiança dos colegas, ressaltando a importância do Conselho para as instituições e entidades federativas do Brasil que trabalham com controle interno e auditoria.

 

“O Conaci é nosso e precisamos, cada vez mais, fomentar e participar das atividades promovidas pela entidade, sejam as discussẽos de questões de interesse das controladorias, a socialização dos membros ou o compartilhamento das boas práticas. A oportunidade de representar Mato Grosso do Sul na diretoria do Conselho para mim foi uma satisfação pessoal e profissional imensurável, ter contribuído com a melhoria do Conaci junto com todos os integrantes da diretoria também foi de um crescimento ímpar. Só tenho que agradecer a todos que confiaram em nós e desejar à nova gestão sucesso”, disse.

 

Além dele, estiveram empenhados na consolidação da entidade, no aumento de membros e na capacitação dos integrantes do Conselho: Leonardo Ferraz (presidente), Luiz Augusto Rocha (1º vice-presidente), Renata Rezende (secretária-executiva), Thais Venturatto (assessora de Comunicação) e Alexandra Castro (assessora).

 

A diretoria destacou entre outros tópicos apresentados ao público:

 

1 Fortalecimento das parcerias institucionais: nacionais e internacionais;
 

2 Ferramentas e produtos entregues: como, por exemplo, o “Banco do Conhecimento”, traduções de manuais do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning), publicações de livros do Conselho, consultorias, cursos sobre programa de Integridade e participação no Programa Nacional de Combate a Corrupção (PNPC);
 

3 Capacitações: sendo sete seminários em parceria com o Banco Mundial, três encontros nacionais, realização do 1º Congresso Internacional de Controle Interno e Auditoria, além da oferta de cursos exclusivos para os membros do Conaci e apoio em eventos da área de controle interno e auditoria;
 

4 Fortalecimento institucional: com a reformulação do site da entidade e do orçamento, criação de um planejamento estratégico, redução da inadimplência e aumento dos membros do Conselho, transparência dos atos e atividades, e ainda avanço na área da comunicação do Conaci.

 

40ª Reunião Técnica

 

No último dia de programação do evento, a gestora e consultora do Banco Mundial (Bird), Suzana Amaral, discorreu sobre "Auditoria interna: Parâmetros internacionais e melhoria da gestão pública" e explicou porque as metodologias internacionais de auditoria interna são tão importantes para o Banco Mundial, acrescentando que todos os entes governamentais devem investir em capacitação e consultoria para implantar.

 

Houve o debate sobre "O desafio da promoção da integridade pública no Brasil", com o secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel. Em seguida, Daniel Falcão, da Controladoria-Geral do Município de São Paulo, expôs aos membros do Conaci um estudo feito sobre o Recurso Extraordinário 1264676/SC.

 

O controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, apresentou na reunião o projeto Estudantes de Atitude, desenvolvido pelo Governo de Goiás com as escolas públicas estaduais. E ainda foi lançado o projeto Mulheres no Controle que tem a finalidade de empoderar as mulheres que atuam no controle interno.

 

Fonte:

CGE-MS

Karla Tatiane, CGE
Foto: Divulgação